Olá!
Você gosta de brincar de amarelinha? Esta brincadeira foi criada na Roma antiga, foi redescoberta na França e chegou ao Brasil através dos portugueses.
Ela é conhecida em todas as regiões brasileiras e seu nome pode mudar de uma região para outra.
Por exemplo, no estado do Pará, a amarelinha é conhecida pelo nome de “pular macaco” e em Minas Gerais de “pular maré”.
Vamos saber mais sobre essa brincadeira?
A amarelinha é tão popular que provavelmente os adultos da sua casa já brincaram quando eram mais novos.
Será que eles sabem brincar ainda? Devem saber, senão você vai ter que ensinar a eles. Combinado?
Mas você sabia que existe um outro tipo de amarelinha, isso, uma outra forma de jogar, é a amarelinha africana.
Vamos aprender sobre ela?
Atividade 1
Vamos relembrar como se faz e quais são as regras de jogar amarelinha?
Assista ao vídeo abaixo.
Atividade 2
Você aprendeu a jogar amarelinha? Vamos lembrar os passos?
Para fazer a amarelinha você pode utilizar giz, graveto ou caco de telha para desenhar as linhas na terra ou no cimento.
Faça um semicírculo e escreva “TERRA”, depois basta desenhar e numerar os quadrados de 1 a 9 e fazer outro semicírculo e escrever “CÉU”.
A brincadeira consiste em jogar uma pedra ou outro objeto em uma das casas numeradas e, a seguir, percorrer, pulando com uma perna só, todo o caminho traçado sem pisar na casa marcada, e recolher a pedra na volta.
Não se pode pisar nas linhas ou se esquecer de retirar sua pedra do lugar.
Atividade 3
Desafio:
Pense em outros formatos para a amarelinha. Estabeleça outras regras para dificultar o recolhimento da pedra ou objeto. Convide sua família para brincar com você.
Atividade 4
Você sabia que a amarelinha tem muitos formatos e jeitos diferentes de brincar?
Vamos aprender um deles?
Olha só como se faz e se joga amarelinha africana:
Clique no vídeo abaixo para aprender.
Atividade 5
Gostou?
Qual das amarelinhas você gostou mais?
Escreva em seu caderno a sua resposta .
Atividade 6
Agora, vamos brincar!
Convide sua família, escolha uma das amarelinhas, tente a africana que você aprendeu hoje, e vamos brincar.
Além de divertido é saudável!
Componentes | Habilidades |
Ed. Física (Jogos e brincadeiras). | Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História; Valores; Regras. (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. |
Arte/ Teatro | Objetos de conhecimento/ conteúdo: Processos de Criação/ Possibilidades de movimento e de voz na criação de um personagem teatral. Matrizes Estéticas e Culturais/ Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF04AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, desconstruindo estereótipos. (GO-EF05AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais, refletindo sobre suas características. |
Corpo, expressão e movimento. 5ºano -E
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.