Olá!
Na trilha de hoje conversaremos sobre a produção dos alimentos e o meio ambiente. Você sabe quantos bilhões de pessoas habitam o planeta terra? Já posso te adiantar que somos muitos! Será que bons hábitos alimentares ajudam somente a nossa saúde ou ajudam também o meio ambiente?
Você sabia que as nossas escolhas alimentares causam impactos ambientais, ou seja, elas podem contribuir para a preservação ou não do planeta? Vamos aprender mais sobre esses impactos?
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo para saber mais esse tema.
Atividade 2
Liste as atitudes que o vídeo recomendou para que a produção de alimentos ajude na preservação do meio ambiente.
Converse com sua família sobre a importância de fazermos boas escolhas alimentares.
Atividade 3
Acesse o link e assista ao vídeo.
Atividade 4
Você assistiu ao vídeo, agora descubra:
- Qual é o seu perfil de consumidor de alimentos?
- Quais os perfis das pessoas da sua família?
Observe, anote e depois conte a eles que tipo de consumidor ele é.
Atividade 5
Você já aprendeu sobre como os alimentos são produzidos e os impactos dessa produção no meio ambiente. Agora:
1- Acesse o link e conheça um pouco mais sobre o gênero textual receita: https://slideplayer.com.br/slide/12035237/
2- Faça a leitura de duas receitas da História da Chapeuzinho Vermelho, que estão no livro A cozinha encantada dos contos de fadas, de Katia Canton.
Acesse o link para conhecer as receitas: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf
- Convide sua família para ouvir a sua leitura do trecho do livro.
Atividade 6
Que tal combinar com a sua família uma troca de bilhetinhos de agradecimentos? Esse período de pandemia tem feito com que todos nós passemos mais tempo com nossas famílias. E sabemos que às vezes a convivência pode ficar um pouco difícil, não é mesmo? Para manter um ambiente saudável, nada melhor do que demonstrar carinho e gratidão às pessoas próximas a nós. Então mãos à obra!
Você poderá utilizar:
- Lápis e canetinhas coloridas
- Papéis
- Revistas para recortar imagens
- Cola
- Tesoura
Componentes | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus (GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais, após a sua leitura e compreensão. |
Ciências | (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. |
Geografia | (EF05GE02-A) Conhecer e respeitar as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras: indígena, africana, europeia e asiática. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.