Olá!
Você já brincou de peteca?
Você sabia que a peteca não é somente um jogo
infantil?
Ela também é um esporte declarado oficial no Brasil. Peteca é um nome de origem tupi, que significa bater com as mãos.
A peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis.
Vamos aprender ou relembrar como se joga
peteca?
Como brincadeira a peteca pode ser jogada entre duas ou mais crianças ou adultos. Ela pode ser jogada em qualquer terreno que ofereça espaço onde as crianças possam se movimentar sem ter risco de se machucar ou de quebrar algum objeto.
Para jogar peteca, se for em dupla, uma fica em frente para outra numa distância de mais ou menos dois metros, se for com mais crianças ou adultos, eles formam um círculo.
Quem começa a brincadeira deve segurar a peteca com uma mão e arremessá-la debaixo para cima com a outra mão, lançando aos outros companheiros de jogo.
O jogador seguinte arremessa a peteca passando para o outro sem deixar cair.
Quando a peteca cair no chão, na
brincadeira com mais crianças o jogador sai da brincadeira. O ganhador do jogo será
quem não deixou a peteca cair nem uma vez.
Atividade 1
Vamos assistir ao vídeo abaixo que retrata algumas crianças brincando com uma peteca
confeccionada por elas?
Atividade 2
Caso você não tenha uma peteca em casa, veja como fazê-la com jornal.
Assista ao vídeo para aprender:
Atividade 3
Agora que você já sabe como jogar e fazer uma peteca, convide sua família para jogar com você.
Lembre-se de seguir as regras do jogo!
Boa diversão!
Componentes: | Habilidades |
Ed. Física (Jogos e brincadeiras). Arte/ Teatro | Objetos de conhecimento: Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito; História; Valores; Regras. (GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo. Matrizes Estéticas e Culturais: Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais (GO-EF01AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF02AR24) Conhecer e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, com foco no estado de Goiás, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos as diferentes linguagens artísticas. |
Ciclo da infância – Corpo, Expressão e Movimento- 2º ano- B.
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.