You are currently viewing Todo mundo usa dinheiro?

Todo mundo usa dinheiro?

Olá! Você já pensou nas inúmeras possibilidades que o dinheiro pode nos proporcionar? Para entender sobre esse assunto precisamos conhecer mais sobre o dinheiro e como saber lidar com ele. Você sabe como surgiu o dinheiro? E as cédulas e moedas? Vamos ver sobre isso?

Precisamos de dinheiro para fazer várias coisas, como, por exemplo, comprar alimentos, remédios, roupas, pagar a passagem do ônibus ou o combustível do carro. Por isso precisamos aprender mais sobre como surgiu, quanto as notas e moedas valem. Nesta atividade você pode descobrir isso e muito mais. Vamos lá?

Atividade 1
Acesse o link abaixo e descubra sobre a origem das notas e das moedas. Convide sua família assistir com você.

Fonte: YouTube. Meio Circulante. Canal: Banco Central do Brasil

Atividade 2
Agora que você assistiu ao vídeo, escreva em seu caderno como surgem nossa notas e moedas que usamos no nosso dia a dia.


Atividade 3
Quais notas e moedas você conhece? Com ajuda dos seus familiares, anote no seu caderno os valores das nossas notas e moedas. A imagem abaixo pode ajudar você.

novas notas do real

Imagem disponível em: https://br.pinterest.com/pin/691584086507418297/ acesso em 28 de abr. de 2020 para rever as cédulas e moedas em circulação. 

Atividade 4

Para usar o dinheiro é necessário saber fazer contas, você sabe? Vamos fazer uma conta?

Se você tem uma cédula de R$20,00 e quer comprar um saquinho de pipoca por R$ 8,00. Quanto você irá receber de troco?  Anote sua conta no caderno e pergunte a alguém da sua casa se você fez corretamente. 

Aprender as fazer essa conta nos ajuda a entender sobre o valor de cada nota ou moeda.

Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
Matemática 

(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como calculo por estimativa, calculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador.

Créditos: Regime de Colaboração Undime e Consed.