Olá! Você gosta de interagir com outras pessoas em casa, na escola, na rua ou em outros espaços sociais? Para convivermos, precisamos respeitar os outros e saber como agir em cada lugar e em cada momento. Regras sociais é um assunto importante, pois precisamos conviver de forma respeitosa e solidária com outras pessoas na família, no lazer, na escola ou no trabalho quando já for adulto.
Você convive com muitas pessoas em diferentes ambientes. Você já conviveu com pessoas egoístas e que brigam por qualquer motivo? O que você acha desse comportamento? Vamos conversar sobre esse assunto.
Atividade 1:
Acesse link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você:
Atividade 2:
Converse com uma pessoa da sua família sobre o que você entendeu da fábula. Dialoguem sobre:
Como cada personagem se apresentou na história?
Suas expectativas em relação ao assunto e aos personagens?
Se concorda com a moral da história?
Atividade 3:
Acesse o link e assista ao vídeo abaixo:
Atividade 4:
As relações entre as pessoas devem ser baseadas no respeito e no diálogo, porém nem sempre isso ocorre. Você já presenciou situações de violência em casa, na escola, na televisão e na vizinhança? Ilustre no caderno como se sente quando presencia essas situações. Depois, mostre para a sua família e converse sobre a importância de relações baseadas no respeito, no diálogo e na tolerância.
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens relacionam- se com a construção de sentido do texto oral. (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
História | (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultural de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre os diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independentes de sua etnia, raça, cor ou religião. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.