Olá! Quando se fala em dinheiro é importante prestar muita atenção. Na atividade de hoje você conhecerá a história de Catapimba e a importância de conferir o troco na hora das compras. Além disso, você aprenderá mais um pouco para utilizar o seu dinheirinho com consciência. Peça a ajuda de alguém de sua família para auxiliar você nas leituras e atividades. Vamos lá?
Você sabe o que é troco? Para que serve o troco?
Você já viu alguém recebendo troco? Veja um exemplo disso na história a seguir.
Divertida essa história, não é mesmo?
Reflita sobre a história com as questões abaixo e depois conte para alguém de sua casa.
· Em que lugar ela acontece?
· Você percebeu que Seu Lucas sempre tentava dar o troco em balas e chicletes para o Catapimba?
· Como o Catapimba reagia?
· Como a situação se resolveu?
·Como Seu Lucas deveria fazer quando não tivesse o dinheiro trocado para voltar para as crianças?
Receber o troco em dinheiro é um direito, mesmo que seja um pequeno valor.
O processo de compra e venda envolve sempre um comerciante e um consumidor.
Existe uma Lei que protege o consumidor: é o Código de Defesa do Consumidor. Consulte seus familiares sobre a importância dessa Lei.
Você já viu etiquetas presas na prateleira de mercados? Veja o exemplo na imagem abaixo.
Na etiqueta encontra-se o nome do produto, um código em formato de barras usado para o caixa ler o valor do produto e preço do produto.
Agora que você já sabe como identificar o valor dos produtos, assista ao vídeo e aprenda a calcular o troco de suas compras.
Aprendeu a calcular o troco? Confira, resolvendo as questões a seguir.
Veja as imagens abaixo:
Registre as perguntas e respostas em seu caderno:
1.Você conseguiria comprar um produto de cada com o valor da cédula?
2.Quantos pacotes de arroz você conseguiria comprar com essa cédula? E de macarrão?
3.Quanto você receberia de troco se comprasse apenas:
a)1 pacote de feijão
b)1 pacote de arroz
c)1 pacote de macarrão
Agora, eu tenho uma atividade bem legal para você: assista ao vídeo e peça para alguém de sua casa fazer um alfabeto móvel para você brincar e montar palavras!
Monte o nome dos objetos que as crianças da história queriam utilizar no lugar do dinheiro.
Agora, confira a escrita das palavras que você montou:
BALA – CHICLETE – GALINHA – RAQUETE DE PINGUE PONGUE – PAPAGAIO DE PAPEL
Você sabia que sinônimos são palavras com o mesmo significado? Na história você encontra a palavra PAPAGAIO DE PAPEL.
Substitua essa palavra por um sinônimo.
Se não tiver um dicionário em sua casa, acesse ao link a seguir e pesquise.
Monte outras palavras com seu alfabeto móvel. Depois o guarde para utilizá-lo em outras atividades.
Até a próxima atividade!
SABER MAIS:
Joguinho de compras no mercado:
https://www.jogosdaescola.com.br/quanto-devo-pagar/
Dicas de como montar e organizar o alfabeto móvel em casa: https://www.youtube.com/watch?v=lh6GBpDzBlg
Saiba mais sobre Ruth Rocha:
https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-mundo-magico-de-ruth-rocha.htm
HABILIDADES | (EF03MA24-B) Reconhecer, em situações cotidianas de compra, venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros. (EF02LP02-C) Desenvolver a consciência fonológica das palavras, observando o número de letras, vogais e consoantes. (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas simples e complexas: CV, V, VC, VCC, CVC, CCV, CVCC, CCVC, CCVCC, identificando que existem vogais em todas as sílabas. |
(“eixo temático”) – Educação Financeira e Empreendedorismo | B – 2º ano