You are currently viewing Aprendendo sobre os microrganismos

Aprendendo sobre os microrganismos

Olá!

Como você está se sentindo? Tem conseguido manter a sua rotina diária? Vamos aprender sobre microrganismos e como são transmitidas doenças causadas por bactérias, fungos e vírus? Pronto para começar!?


Na nossa trilha de aprendizagem de hoje conversaremos sobre os microrganismos. Você conhecerá doenças que são causadas por fungos e vírus e o que precisamos fazer para não contraí-las. Conhecerá também, duas campanhas publicitárias que buscam informar e sensibilizar à população no combate a Covid-19.

Atividade 1:

Acesse o link e assista ao vídeo.

Microrganismos
Canal: Letícia Britto
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rvBdFjcqOsk

Atividade 2:

Anote as informações importantes e o que você aprendeu ao ver o vídeo. Lembrando que você poderá anotar em seu caderno de registros ou no bloco de notas do celular. 

Quer um desafio?

Grave um áudio explicando o que são os microrganismos e o que precisamos fazer para manter os que causam doenças, bem longe de nós e compartilhe no grupo de WhatsApp de sua família. 


Atividade 3:

No mundo inteiro, os governos e empresas estão produzindo campanhas publicitárias para informar a alertar a população sobre os cuidados necessários para a manutenção da nossa saúde. 

Você sabe o que é uma campanha publicitária? 

A Campanha publicitária é o conjunto de ações de publicidade dentro de um período determinado, desenvolvidas a partir de um planejamento específico, cujo principal objetivo é promover uma marca, produto, serviço ou indivíduo

Então mão na massa! 

Acesse os links e conheça duas Campanhas Publicitárias.

Energia da União 60”
Site: Enel Goiás
Fonte: https://www.enel.com.br/pt-goias/enel_coronavirus.html
Youtube: https://youtu.be/AhHeAUi1zT4

A GENTE SABE – GRAACC
Canal: GRAACCSP
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ALNa5CQjMBA&feature=youtu.be

Agora, compartilhe a sua campanha preferida em algum dos grupos de WhatsApp que você ou sua família participa para ajudar no combate da Covid-19.


Atividade 4:

Você sabe que as pessoas com mais de 60 anos fazem parte do grupo de risco por contraírem o coronavírus com mais facilidade, por isso proteger nossos avós e tios mais velhos é responsabilidade de todos nós. E você está com saudade de seus avós? Que tal pensar em uma forma de dizer isso a eles?

Faça um desenho ou uma colagem ou grave um vídeo sobre o que você tem feito e expresse a saudade que está sentindo dos seus avós ou tios mais velhos. 

Eles vão adorar saber noticias suas! 


Atividade 5:

Para relaxar e aprender sobre nossas emoções, que tal ouvir uma história? Acesse o link

O MONSTRO DAS CORES – histórias sobre sentimentos | Fafá Conta
Canal: Fafá conta histórias
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QN5yJ4y_c74

Componentes:Habilidades
Língua Portuguesa

Compreensão em leitura: 

Identificação da ideia central.

Estratégias de leitura: 
Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos;

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos:
    Identificação dos     gêneros e função social dos textos
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Ciências da Natureza(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus. 

(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.