Olá!
Como você está se sentindo? Tem conseguido manter a sua rotina diária? Vamos aprender sobre microrganismos e como são transmitidas doenças causadas por bactérias, fungos e vírus? Pronto para começar!?
Na nossa trilha de aprendizagem de hoje conversaremos sobre os microrganismos. Você conhecerá doenças que são causadas por fungos e vírus e o que precisamos fazer para não contraí-las. Conhecerá também, duas campanhas publicitárias que buscam informar e sensibilizar à população no combate a Covid-19.
Atividade 1:
Acesse o link e assista ao vídeo.
Atividade 2:
Anote as informações importantes e o que você aprendeu ao ver o vídeo. Lembrando que você poderá anotar em seu caderno de registros ou no bloco de notas do celular.
Quer um desafio?
Grave um áudio explicando o que são os microrganismos e o que precisamos fazer para manter os que causam doenças, bem longe de nós e compartilhe no grupo de WhatsApp de sua família.
Atividade 3:
No mundo inteiro, os governos e empresas estão produzindo campanhas publicitárias para informar a alertar a população sobre os cuidados necessários para a manutenção da nossa saúde.
Você sabe o que é uma campanha publicitária?
A Campanha publicitária é o conjunto de ações de publicidade dentro de um período determinado, desenvolvidas a partir de um planejamento específico, cujo principal objetivo é promover uma marca, produto, serviço ou indivíduo
Então mão na massa!
Acesse os links e conheça duas Campanhas Publicitárias.
Agora, compartilhe a sua campanha preferida em algum dos grupos de WhatsApp que você ou sua família participa para ajudar no combate da Covid-19.
Atividade 4:
Você sabe que as pessoas com mais de 60 anos fazem parte do grupo de risco por contraírem o coronavírus com mais facilidade, por isso proteger nossos avós e tios mais velhos é responsabilidade de todos nós. E você está com saudade de seus avós? Que tal pensar em uma forma de dizer isso a eles?
Faça um desenho ou uma colagem ou grave um vídeo sobre o que você tem feito e expresse a saudade que está sentindo dos seus avós ou tios mais velhos.
Eles vão adorar saber noticias suas!
Atividade 5:
Para relaxar e aprender sobre nossas emoções, que tal ouvir uma história? Acesse o link
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa Compreensão em leitura: Identificação da ideia central. Estratégias de leitura: Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos; Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Identificação dos gêneros e função social dos textos | (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Ciências da Natureza | (EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus. (EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.