You are currently viewing Direitos e  proteção das crianças

Direitos e proteção das crianças

Olá! Você sabe o que é cuidado? Como você tem se sentido nesse tempo de corona vírus?  Quem tem cuidado de você? Você cuida de algum animal de estimação? Vamos conversar sobre os cuidados necessários para garantir o crescimento saudável do “bicho” homem. Vamos lá!

Cuidar significa proteger, acolher, zelar por alguém ou por algo. O bebê quando nasce necessita da família para sobreviver, porque depende de alguém para comer, dormir, vestir e se alimentar. A medida que crescemos, desenvolvemos a autonomia e os cuidados são diferentes. Vamos aprender mais sobre esses cuidados nas diferentes fases da vida?

Atividade 1:

Acesse o link e assista ao vídeo abaixo. Convide a sua família para assistir com você:

“Cuida com Cuidado” – Palavra Cantada – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1X_ow1SKMys

Atividade 2:

Converse com a sua família sobre o tempo e os cuidados que o ser humano precisa para crescer e desenvolver e compare com o tempo e o cuidado dos animais apresentados na música (peixe, passarinho, cachorro e potrinho).

Atividade 3:

Pergunte para uma pessoa da sua família como ela foi cuidada quando era criança e adolescente. Dialoguem sobre as diferenças que existem entre a época em que ela foi criança e a sua atualmente.

Desenhe e escreva como você percebe os cuidados da sua família para com você. Depois mostre para as pessoas que moram com você.

PARA SABER MAIS:

Você conhece a história “Os Três Porquinhos”? 

Acesse o link e assista ao vídeo abaixo. Convide sua família para ver com você:

“Os Três Porquinhos em Português – História Infantil Completa – Link: https://www.youtube.com/watch?v=c5fX4g7T5FI&t=130s

Dialogue com a sua família sobre:

O que eu percebo nas figuras?
O que aconteceu na família dos porquinhos para os três irmãos irem embora?
Será que os três porquinhos não precisavam mais dos cuidados dos pais?

Agora, use sua criatividade e os materiais disponíveis em sua casa para fazer as máscaras dos três porquinhos e brincar de teatro com sua família.

ComponentesHabilidades
História(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
(GO-EF01HI03-B) Discutir e compreender os direitos e deveres das crianças em expressar sua opinião e de obter conhecimentos relacionados à aprendizagem, saúde, lazer e afeto.
Língua Portuguesa(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.