Olá! Você sabe o que é cuidado? Como você tem se sentido nesse tempo de corona vírus? Quem tem cuidado de você? Você cuida de algum animal de estimação? Vamos conversar sobre os cuidados necessários para garantir o crescimento saudável do “bicho” homem. Vamos lá!
Cuidar significa proteger, acolher, zelar por alguém ou por algo. O bebê quando nasce necessita da família para sobreviver, porque depende de alguém para comer, dormir, vestir e se alimentar. A medida que crescemos, desenvolvemos a autonomia e os cuidados são diferentes. Vamos aprender mais sobre esses cuidados nas diferentes fases da vida?
Atividade 1:
Acesse o link e assista ao vídeo abaixo. Convide a sua família para assistir com você:
Atividade 2:
Converse com a sua família sobre o tempo e os cuidados que o ser humano precisa para crescer e desenvolver e compare com o tempo e o cuidado dos animais apresentados na música (peixe, passarinho, cachorro e potrinho).
Atividade 3:
Pergunte para uma pessoa da sua família como ela foi cuidada quando era criança e adolescente. Dialoguem sobre as diferenças que existem entre a época em que ela foi criança e a sua atualmente.
Desenhe e escreva como você percebe os cuidados da sua família para com você. Depois mostre para as pessoas que moram com você.
PARA SABER MAIS:
Você conhece a história “Os Três Porquinhos”?
Acesse o link e assista ao vídeo abaixo. Convide sua família para ver com você:
Dialogue com a sua família sobre:
O que eu percebo nas figuras?
O que aconteceu na família dos porquinhos para os três irmãos irem embora?
Será que os três porquinhos não precisavam mais dos cuidados dos pais?
Agora, use sua criatividade e os materiais disponíveis em sua casa para fazer as máscaras dos três porquinhos e brincar de teatro com sua família.
Componentes | Habilidades |
História | (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. (GO-EF01HI03-B) Discutir e compreender os direitos e deveres das crianças em expressar sua opinião e de obter conhecimentos relacionados à aprendizagem, saúde, lazer e afeto. |
Língua Portuguesa | (EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.