You are currently viewing Geografia – Região Centro-Oeste e suas brincadeiras

Geografia – Região Centro-Oeste e suas brincadeiras

Região Centro-oeste e suas brincadeiras| Educação Ambiental e Saúde
Canal: Portal Conexão Escola

Olá!

Você gosta de brincar?

Sabia que cada lugar tem brincadeiras diferentes? Que tal conhecer algumas brincadeiras que fazem parte da Região Centro-oeste, na qual você mora? Vamos conferir?

Você sabia que a região do Brasil onde se localiza a cidade de Goiânia é chamada Região Centro-oeste? Veja  no mapa a localização da região em que você mora:

Site Grupo Escolar
Fonte: https://www.grupoescolar.com/a/b/regiao-centrooeste-do-brasil-B6.jpg

Veja, a seguir, os Estados que compõem a Região Centro-oeste:

Site Toda Matéria
Fonte: https://www.todamateria.com.br/regiao-centro-oeste/

Os nomes dos Estados que compõem a Região Centro-oeste são:

GOIÁS

MATO GROSSO

MATO GROSSO DO SUL

Dentro do Estado de Goiás, está a cidade que você mora: Goiânia.

Cada região do Brasil tem características específicas quanto à forma de viver: alimentos mais utilizados, manifestações culturais (Carnaval, Cavalhadas, Repente, Catira), brincadeiras passadas de pais para filhos, de geração em geração, entre outras.

Na Região Centro-oeste, algumas brincadeiras estão muito presentes no dia a dia da população. Veja abaixo o vídeo que mostra algumas dessas brincadeiras:

“Brincadeiras Regionais – Centro-oeste”
Canal: Jorge Eduardo Professor Educação Física
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Far1euDx-ps&t=60s

Reflita sobre as questões abaixo:

I- Você conhece alguma dessas brincadeiras?

II- E a brincadeira Corre Cutia, você conhece?

III- Na brincadeira Corre Cutia, você percebeu que as palavras apresentam rimas?

Observe a letra da música:

CORRE CUTIA DE NOITE E DE DIA
COMENDO FARINHA NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA VÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO
PODE JOGAR? PODE!
NINGUÉM VAI OLHAR? NÃO!

As palavras marcadas em amarelo formam rimas. Peça a ajuda de alguém da sua casa e crie rimas com outras palavras.

Conseguiram pensar em muitas palavras que rimam?

Tente escrever em seu caderno as palavras da música Corre Cutia que formam as rimas:


ANTES DE ENFRENTAR ESSE DESAFIO, VEJA ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA AJUDAR VOCÊ A ESCREVER ESSAS PALAVRAS:

  1. OBSERVE QUANTAS VEZES VOCÊ ABRE A BOCA PARA FALAR A PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVERÁ;
  2. CADA SOM QUE VOCÊ FEZ REPRESENTA UMA SÍLABA DA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVERÁ;
  3. AGORA, TENTE ENCONTRAR AS LETRAS COM ESSES SONS E FORME A PALAVRA.

NÃO ESQUEÇA: NÃO EXISTEM ERROS QUANDO SE ESTÁ APRENDENDO, FAÇA O SEU MELHOR!


Depois de tentar escrever as palavras, peça alguém de sua casa para auxiliar você a conferir se as letras estão cada uma em seus lugares.

Para finalizar, observe novamente a brincadeira Corre Cutia. Por meio da brincadeira, as crianças estão desenvolvendo noções de cooperação e respeito.

Na parte da brincadeira que canta os versos finais da música: “PODE JOGAR? PODE! NINGUÉM VAI OLHAR? NÃO!”, a ideia é agir com cooperação e respeito, não olhar antes da hora, para que todos tenham condições justas para brincar. Se alguém não seguir essa regra e trapacear, olhando onde o lenço está sendo colocado, a brincadeira perde a graça.

Bons estudos!

Para saber mais:

“O jogo de amarelinha”
Canal: Câmera Cotidiana
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=-SnQjofAGH8

“Como jogar bolinha de gude?”
Canal: Educar para Crescer
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Cw1w2Cevxzw

Objeto de Conhecimento:Habilidades:
Brincadeiras regionais;
Regras de convivência;
Poemas e outros textos versificados;
Entonação, ritmo, musicalidade.

(EF01GE02-C) Conhecer e vivenciar brincadeiras específicas do Brasil, goianas e do município em que reside.

(EF01GE02-D) Desenvolver noções de cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima, nas brincadeiras vivenciadas.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.