Olá! Quando se fala em dinheiro é importante prestar muita atenção. Na atividade de hoje você conhecerá a história de Catapimba e a importância de conferir o troco na hora das compras. Além disso, você aprenderá mais um pouco para utilizar o seu dinheirinho com consciência. Peça a ajuda de alguém de sua família para auxiliar você nas leituras e atividades. Vamos lá?
Você sabe o que é troco? Para que serve o troco?
Você já viu alguém recebendo troco? Veja um exemplo disso na história a seguir.
Fonte da imagem: http://bibliotecamadrecarmelita.blogspot.com/2013/08/projeto-do-livro-como-se-fosse-dinheiro.html
Divertida essa história, não é mesmo?
Reflita sobre a história com as questões abaixo e depois conte para alguém de sua casa.
· Em que lugar ela acontece?
· Você percebeu que Seu Lucas sempre tentava dar o troco em balas e chicletes para o Catapimba?
· Como o Catapimba reagia?
· Como a situação se resolveu?
·Como Seu Lucas deveria fazer quando não tivesse o dinheiro trocado para voltar para as crianças?
Nessa história, Catapimba reagiu de uma forma surpreendente ao levar uma galinha para a lanchonete da escola. E se fosse você? Como você agiria nessa situação?
Em seu caderno, escreva um novo final inesperado para essa história.
Receber o troco em dinheiro é um direito, mesmo que seja um pequeno valor.
O processo de compra e venda envolve sempre um comerciante e um consumidor.
Existe uma Lei que protege o consumidor: é o Código de Defesa do Consumidor. Consulte seus familiares sobre a importância dessa Lei.
Você já viu etiquetas presas na prateleira de mercados? Veja o exemplo na imagem abaixo.
Fontes (ADAPTADAS):
https://www.planetaarroz.com.br/noticias/8876/Varejo_nao_acompanha_alta_do_campo
Na etiqueta encontra-se o nome do produto, um código em formato de barras usado para o caixa ler o valor do produto e preço do produto.
Agora que você já sabe como identificar o valor dos produtos, assista ao vídeo e aprenda a calcular o troco de suas compras.
Aprendeu a calcular o troco? Confira, resolvendo as questões a seguir.
Veja as imagens abaixo:
O dinheiro que você recebeu é suficiente para comprar a lista de produtos abaixo? Se não for, escreva qual o valor a mais que você precisa.
Registre as perguntas e respostas em seu caderno:
1.Quantos pacotes de arroz você conseguiria comprar com o dinheiro que recebeu? E de macarrão?
2.Quanto você receberia de troco se comprasse:
- 2 pacotes de feijão e 1 de arroz?
- 1 pacote de arroz e 3 de macarrão?
- 6 pacotes de macarrão?
Até a próxima atividade!
SABER MAIS:
Joguinho de compras no mercado:
https://www.jogosdaescola.com.br/quanto-devo-pagar/
https://www.jogosdaescola.com.br/quanto-devo-pagar/
Saiba mais sobre Ruth Rocha:
https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-mundo-magico-de-ruth-rocha.htm
HABILIDADES | (EF03MA24-B) Reconhecer, em situações cotidianas de compra, venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, por meio digital ou impresso.(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual. |
(“eixo temático”) – Educação Financeira e Empreendedorismo | C – 3º ano