As danças de salão ou danças sociais surgiram na Europa e eram uma forma de lazer muito apreciada nos salões dos palácios da nobreza e nas confraternizações populares. Vamos conhecer mais?
Gostou do vídeo? Muito bom para conhecermos um pouco sobre a história da dança. Assim, compreendemos melhor sua evolução e influências. A dança Minueto, que não tinha o abraço, apenas o toque das mãos, influenciou a Valsa, que, por sua vez, se espalhou pelo mundo, misturando-se às culturas locais e dando origem aos diversos estilos de dança de salão.
Convido você a pesquisar um pouco mais sobre o Minueto e a Valsa. Procure saber em que países surgiram, quais os passos e como se popularizaram. Depois, escreva um pequeno resumo em seu caderno. Ao final, convide quem estiver com você a experimentar alguns passos.
Vamos conhecer uma dança de salão tipicamente brasileira?
Gostou do Maxixe? Entre nessa dança e aprenda um pouco mais: pesquise sobre algumas das danças de salão que surgiram no Brasil, como a lambada, samba de gafieira, forró. Procure identificar o estado onde surgiram, quais são suas influências e seu modo de dançar. Registre tudo em seu caderno e converse com quem estiver com você em casa sobre o que aprendeu.
Saiba mais:
Leia a matéria “Dança de salão” do site Educação Fisica da SEED e saiba mais sobre esse assunto:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30
HABILIDADES | (GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. (GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão. (GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão. |
(“Eixo Temático”) Corpo, Expressão e Movimento. | I – 9º ano