Olá! Poupar é um hábito muito importante na vida do ser humano. Ter um dinheiro guardado ajudará você a realizar projetos futuros, a comprar produto ou serviço à vista e ganhar um desconto ou até mesmo ter uma certa tranquilidade para situações de emergência.
Pensando nisso, assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre a importância de poupar:
Você gostou do vídeo? Percebeu que ele traz muitas informações sobre o porquê de termos uma poupança?
Vamos relembrar alguns fatos e lições apresentadas na reportagem. Registre as perguntas e respostas em seu caderno.
1. Qual a importância de lidar com o dinheiro?
2. Qual a estratégia usada pela mãe de Pedro e Stela para beneficiá-los por sua ajuda em casa?
3. Você acha importante ter uma poupança?
4. O repórter diz que “Pedro, que nem aprendeu a escrever ainda, já sabe fazer contas.” Volte ao vídeo, no tempo (0:50’) e responda: como Pedro faz para economizar?
5. Você achou interessante a ideia de Pedro ao entrar na loja e negociar com o vendedor? Por quê?
Você sabe o significado da palavra “pechinchar”? Veja a definição na figura abaixo:
Fonte: https://www.dicio.com.br/pechincha/
O vídeo mostra ainda a história da Dona Baratinha. Você se lembra dessa história? Ela faz parte do nosso universo folclórico. Vamos recordar? É só dar uma olhada nesse link:
Você deve ter percebido que esta história é uma narrativa. A narração é uma sequência de fatos, na qual os personagens se movimentam num determinado espaço, à medida que o tempo passa. Assim, temos, num esquema da narração, os seguintes elementos:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/esquemasintese-narracao.htm
O enredo indica a sucessão de acontecimentos que constituem a narrativa, a história. Assim sendo, conte, em poucas palavras (em seu caderno), o enredo da Dona Baratinha:
Fonte: https://www.facebook.com/OCasamentoDaDonaBaratinha
Voltando ao primeiro vídeo, qual a estratégia encontrada por Dona Baratinha para poder se casar, sabendo que “a situação não está fácil” e “dinheiro não cai do céu”?
As crianças deram soluções bem criativas para o problema da Dona Baratinha. Que outra solução financeira criativa você poderia dar para ajudá-la a se casar? Responsa em seu caderno.
A seguir, veja a Mônica e sua estratégia para alcançar o objetivo que tem:
Fonte: https://catracalivre.com.br/economize/turma-da-monica-ensina-criancas-a-lidar-com-dinheiro/amp/
Agora, conheça outra história de uma criança que conhece a importância de poupar dinheiro. Veja na imagem abaixo:
Fonte: https://professormarcosgomes.blogspot.com/2020/05/educacao-financeira.html
Então, compreendeu o princípio de economizar para conquistar algo que você deseja muito?
Agora, utilize o raciocínio lógico-matemático para resolver as questões abaixo. Faça os cálculos e registre em seu caderno:
a) Na historinha, Douglas tinha 200 reais. Quanto faltava para Douglas completar o valor do videogame?
b) Douglas separou R$ 20,00 para comprar doces, guloseimas e lanche. Supondo que ele separe esse valor, mensalmente, quantos reais ela gasta por ano, com doces, guloseimas e lanche?
c) Se Douglas usasse apenas metade desse valor (R$ 10,00) com doces e guloseimas, quanto ele economizaria no ano?
d) Supondo que Douglas poupou R$ 40,00 por mês, quantos meses foram necessários para ele juntar os R$ 200,00? E se ele poupasse o dobro?
e) Se Douglas não tivesse os 200 reais iniciais guardados, e poupasse R$ 25,00 por mês, quantos meses seriam necessários para juntar dinheiro suficiente para comprar seu videogame?
f) Você concorda com a atitude de Douglas? Justifique sua resposta, tendo por base o estudo realizado hoje.
g) Você faria o mesmo para realizar um sonho? Qual seria sua estratégia financeira? Explique.
Explique para a sua família a importância de poupar para realizar os sonhos e projetos.
Até a próxima!
PARA SABER MAIS:
https://pt.wikihow.com/Poupar-Dinheiro-Enquanto-Crian%C3%A7a
Fonte: Como Poupar Dinheiro Enquanto Criança – WikiHow
https://www.meubolsoemdia.com.br/Materias/12-games-que-ensinam-a-poupar
Fonte: 12 Games que Ensinam a Poupar – Meu Bolso Em Dia
Educação Financeira e Empreendedorismo | F – 6º ano
OBJETO DE CONHECIMENTO: Matemática: Conjunto dos números naturais Língua portuguesa: Narrativa | HABILIDADES: (EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF69LP04-B) Relacionar as estratégias de persuasão e apelo ao consumo, com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes, formação de consumidores críticos, reflexão sobre o consumismo, entre outros (adaptada). |