A atividade propõe mostrar como foram as transformações ocorridas na vida dos trabalhadores com o advento da Revolução Industrial. A expansão industrial substituiu as manufaturas e a produção artesanal e acentuou o aumento da produção de mercadorias e a crescente busca por mercados consumidores. Com o desenvolvimento industrial, as paisagens urbanas foram se transformando radicalmente, uma rápida urbanização sem planejamento foi constante durante a industrialização.
Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir o ritmo da máquina a vapor, ocupando o lugar do trabalhador artesanal e das pequenas manufaturas. Ela trouxe a intensidade da exploração da mão-de-obra, o tempo começou a ser controlado por industriais e não mais pelos artesãos.
A situação dos operários nas primeiras fábricas inglesas era deprimente. Não somente homens trabalhavam, mas mulheres e até crianças de quatro a seis anos, eram exploradas; a carga horária era abusiva, chegava a 16 ou 18 horas diárias; a alimentação era escassa; os salários reduzidos; os alojamentos em péssimas condições.
Na proposta vocês poderão perceber como as relações empregado/empregador e suas situações de trabalho foram transformadas durante o período da Primeira Revolução até dos dias de hoje, e também como as cidades foram transformadas ao longo do tempo.
Atividade 1
No primeiro texto vamos conhecer como foi a passagem para o processo industrial e suas implicações na vida dos trabalhadores.
Acesse o texto no link
http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/1602/1516
Atividade 2
Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.
Assista o filme no link Charles Chaplin, no Filme Tempos Modernos.
Atividade 3
O segundo texto faz um pequeno histórico sobre a evolução do trabalho e suas relações ao logo do tempo até os dias de hoje.
Leia o texto no link
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm
Atividade 4
Em seu caderno faça observações sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial e trabalhadores de hoje. Você pode usar os textos nos links de referências abaixo.
Saiba Mais | Referências:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/industrializacao-trabalho.htm
file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/15327-Texto%20do%20artigo-58099-1-10-20060809.pdf
http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/1602/1516
Componente(s) Curricular(res) | História e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAHI0712) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas. (EAJAHI0713) Relacionar a primeira Revolução Industrial com o atual estágio da industrialização no mundo e o subsequente crescimento de produtividade, desemprego, consumo, meios de transporte e compartilhamentos culturais. (EAJAGE0508) Conhecer as especificidades das formações urbanas a partir a do processo de industrialização. |
Professor | Paulo Afonso dos Santos |
Instituição Educacional | E.M. Brice Francisco Cordeiro E.M. Donata Monteiro da Mota |
CRE | Maria Helena Bretas |
EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries