Olá!
Você gosta de jogos?
Hoje, você será desafiado a construir um jogo bem divertido. Depois, refletirá sobre o respeito e como aprender várias coisas com as pessoas idosas.
Vamos lá?
Inicie seus estudos ouvindo uma história bem divertida! Veja abaixo o vídeo:
Muitas crianças ficam tempo demais assistindo TV, utilizando celulares ou tabletes e esquecem os prazeres das brincadeiras antigas. Você já brincou de alguma das brincadeiras que aparecem no vídeo acima? É possível brincar e se divertir com materiais simples. Que tal exercitar sua memória e criar um jogo bem legal? Assista ao vídeo e chame um adulto para te ajudar a fazer:
Para fazer o jogo da memória, siga os seguintes passos:
Pegue uma folha de papel e, com a ajuda de uma régua, faça quadradinhos;
Em um quadrado, desenhe um brinquedo e no outro o nome dele, para formar pares;
Chame um adulto da sua casa para te ajudar a medir e a recortar as peças;
Agora, é só pintar e se divertir!
E aí, foi divertido?
Na história, a menina da cabeça quadrada ouviu ao conselho da sua avó. Ouvir os conselhos das pessoas mais velhas é muito importante, pois elas têm mais experiências de vida e muito a nos ensinar. Todos envelhecerão um dia. A velhice é só uma etapa da vida. Cecília ouviu e seguiu o conselho da sua avó. Por isso, conseguiu achar uma solução para o seu problema.
Os idosos são tão importantes, que foi criado um estatuto para garantir os seus direitos. Veja mais uma história e conheça um pouquinho desses direitos:
Gostou de aprender sobre os direitos dos idosos? Os idosos merecem respeito, atenção e valorização. Como você trata os idosos que conhece ou aqueles que convivem com você? Agora, converse com alguém da sua casa e conte sobre os direitos dos idosos que você aprendeu.
Para saber mais:
Objeto de conhecimento | Habilidades |
História: Temporalidades: simultaneidade e comparação. Língua Portuguesa: Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta. | História: (GO-EF01HI03-D) identificar, conhecer, valorizar e respeitar as contribuições das pessoas idosas na construção de saberes, conhecimentos e convívio social. Língua Portuguesa: (EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. |