Olá!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a Ginástica e alguns de seus principais fundamentos?
A Ginástica, em sua origem, era uma atividade que tinha o objetivo de preparar fisicamente as pessoas para se tornarem soldados ou combatentes.
Com o passar do tempo, sua prática ganhou diversos elementos que a transformaram em várias modalidades.
Independente da forma como é praticada, a Ginástica pode ser dirigida a muitas pessoas, atletas ou não, trazendo alegria e bem estar para quem experimenta seus movimentos.
A evolução dos movimentos da Ginástica fez sua prática se desdobrar em diversas modalidades.
Hoje, temos as ginásticas artística e rítmica que são esportes olímpicos, a ginástica acrobática, que é muito utilizada pelos artistas circenses, a ginástica aeróbica, muito praticada nas academias, dentre outras.
A prática da Ginástica é baseada em uma diversidade de movimentos corporais, que exigem equilíbrio, força e coordenação motora.
Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.
Vamos aprender alguns deles?
Obs.: Para realizar as atividades abaixo, você precisará da supervisão de um adulto. Escolha um local amplo e seguro da sua casa para realizar os movimentos.
Assista aos Vídeos para Aprender:
Agora que você assistiu e aprendeu como se faz esses movimentos básicos da Ginástica, é hora de praticar!
ATENÇÃO: Com a supervisão de um adulto, escolha um local amplo e seguro da sua casa para realizar os movimentos.
ATIVIDADE:
1 – Retome o vídeo da “Estrelinha”, para verificar os movimentos corretos, a ordem de execução e quais as posições para a realização segura do movimento.
Com a autorização do seu responsável, peça para alguém fazer um registro fotográfico ou até mesmo vídeos das suas tentativas de execução.
Assim, você poderá ver como está sendo a sua evolução para a execução do movimento perfeito!
2 – Para praticar a cambalhota, você precisará de um local confortável como colchonete, colchão ou carpete, para não se machucar.
Para fazer a cambalhota para frente, utilize uma folha de papel, segure-a com queixo, pressionando-a contra o seu peito.
Essa posição irá proteger seu pescoço e o ajudará a executar o movimento correto. Depois que conseguir executar corretamente, não precisará mais da folha.
3 – Agora que conheceu esses movimentos ginásticos, que tal criar uma sequência de movimentos?
Veja os outros vídeos no “Saiba Mais”, use sua criatividade e brinque com os movimentos, intercalando-os, mudando de direção, adicionando movimentos de coreografia, etc. O importante é se divertir!
Faça o registro em vídeo desse momento e mostre para as pessoas da sua casa o que aprendeu.
ATÉ A PRÓXIMA!!!
SAIBA MAIS:
OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO | HABILIDADES: |
Educação Física | (GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. |
(“Eixo Temático”) Corpo, Expressão e Movimento. | E – 5º ano