O objetivo desta atividade é conhecer acidentes envolvendo a radioatividade, como o ocorrido em Goiânia (Césio 137), e reconhecer as consequências destrutivas desses acidentes.
Em setembro de 1987, um aparelho de Raio-X abandonado, em um terreno de Goiânia, provocou o maior acidente radiológico ocorrido na cidade. Até hoje, parte da população que teve contato direto com a radiação sofre consequências, como preconceito, problemas de saúde, problemas financeiros, dentre outros. Infelizmente, esta parcela da população acabou caindo no esquecimento…
Atividade 1
Entenda como ocorreu o acidente radioativo em Goiânia, em 1987, com o Césio 137. Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Retrospectiva 30 anos – Césio 137”:
Atividade 2
Em 2017, em uma reportagem sobre o acidente radioativo em Goiânia, houve denúncias de falta de assistência médica e financeira aos radio acidentados. Leia a reportagem veiculada no link abaixo.
Atividade 3
Faça uma pesquisa na internet sobre outros depoimentos de sobreviventes dessa tragédia. Após, escreva um texto, relatando que medidas poderiam ser tomadas para evitar o acidente ocorrido em Goiânia, com o Césio 137. Não se esqueça de escrever, também, sobre medidas que poderiam amenizar o sofrimento das pessoas mais afetadas.
Boa produção!
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: |
Ciências | Conhecer acidentes envolvendo a radioatividade, como o ocorrido em Chernobyl e em Goiânia (Césio-137).Distinguir armas químicas e biológicas e reconhecer o seu poder de destruição. |