Olá! O objetivo desta atividade é reconhecer a importância da tecnologia virtual como oportunidade de trabalho. Esperamos que você compreenda que existem múltiplas formas de se trabalhar pela internet e que esta é uma ferramenta, mas pode apresentar menos garantias trabalhistas.
A internet é uma ferramenta de acesso à diversão, à pesquisa e, também, ao trabalho. Diariamente, novas tecnologias são reestruturadas e criadas para adaptar à realidade e facilitar o dia a dia das pessoas. São tantas inovações que, muitas vezes, nem percebemos essa mudança. Vale a pena refletir sobre o assunto.
Atividade 1
Assista ao vídeo e ouça a música de Gilberto Gil, “Pela internet 2”:
Após ouvir a música, reflita sobre o assunto: “Internet”.
Atividade 2
Leia a reportagem no link a seguir:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/06/entregador-de-comida-via-app-fala-de-correria-durante-a-pandemia-para-ganhar-r-25-por-dia-em-sp.ghtml
Após a leitura da reportagem, reflita sobre a oportunidade de trabalho com a ajuda da tecnologia virtual.
Agora, registre em seu caderno:
Qual foi a oportunidade de trabalho que o jovem Leandro encontrou durante a pandemia?
Você conhece alguém que realiza o mesmo tipo de trabalho que Leandro?
Quais empregos você conhece que utiliza a internet como ferramenta de trabalho?
Atividade 3
Após a leitura da reportagem, é importante conhecer alguns aspectos desse gênero. A reportagem tem caráter informativo, de conteúdo jornalístico atual, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e em histórias vividas por pessoas, relacionadas ao seu contexto.
Sobre a reportagem, responda, em seu caderno, as seguintes perguntas:
- Você conhece alguém que realiza esse tipo de trabalho?
- Você sabe que garantias trabalhistas um trabalhador necessita?
- Se você fosse uma pessoa que cria leis (legislador), que proteção trabalhista você garantiria ao trabalhador da reportagem?
- Observe a ilustração da reportagem, a foto do trabalhador, em questão, reflita sobre a seguinte questão e escreva suas respostas: esse trabalhador está protegido de forma correta para o trabalho que realiza? Por quê?
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Língua Portuguesa | (EAJALP0202) Reconhecer e utilizar pistas textuais, intertextuais e contextuais. (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função social da leitura. |
Matemática | (EAJAMA0231) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas, utilizando termos como maior e menor frequência. |