Olá!
Você conhece as regras de convivência que organizam a sociedade e que podem garantir a cidadania?
Vamos aprender mais a respeito dessas regras?
Você sabe a relação entre as regras e a cidadania?
Para saber a respeito das regras e limites que fazem parte da escola e da sociedade.
Assista ao vídeo “Cidadania para crianças”:
Para refletir a respeito do seu direito e do direito do outro, escute a música “Cidadania”, da Turminha do Tio Marcelo:
Gostou dos vídeos?
Você percebeu que cidadania é um conjunto de direitos e deveres atribuídos às pessoas que integram uma Nação?
Esses direitos e deveres garantem que as pessoas possam participar da vida em sociedade: em sua casa, na sua escola e em todas as relações entre as pessoas.
Realizar:
Em seu caderno, faça uma reflexão escrevendo um texto poético, utilizando o gênero cordel.
Nesse cordel, expresse suas opiniões sobre a importância das regras no convívio com outras pessoas.
O cordel são versos que apresentam temas da vida cotidiana e da cultura brasileira.
Sua principal função social é de informar e, ao mesmo tempo, divertir os leitores. Sua divulgação é feita em forma de folhetos.
As capas e as ilustrações dos folhetos de cordel são uma parte importante desse gênero e tem a ver com o suporte em que o cordel é disponibilizado para os leitores.
Assista aos vídeos e leia os textos para aprender mais sobre o cordel:
Para saber o que é Literatura de Cordel , sua origem, principais características, entre outras curiosidades, basta clicar no link abaixo para ter acesso à leitura.
Clique no Link: https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/ – Literatura de Cordel. Site: Toda Matéria
Agora é sua vez de criar um cordel!
Para você saber mais:
“Como se faz um cordel – Canal: Izabel Nascimento
OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO | HABILIDADES |
Português: Campo artístico literário gênero: Cordéis História: Meu lugar no mundo e meu grupo social: Relação homem/natureza na construção das sociedades e vida em sociedade. | (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e os direitos humanos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. |