O museu é um lugar que acolhe diferentes expressões artísticas, que guarda a memória de uma cidade, de um estado, região ou país, mantendo viva a história e a identidade de diferentes povos ao longo do tempo.
Possibilitar às crianças o convívio com a arte é incentivá-las a conhecer este mundo de descobertas. Uma visita ao museu diverte, emociona, inspira, o que favorece a criatividade, a imaginação e o conhecimento do mundo. Essa convivência permite que a criança conheça novas opiniões, expresse suas ideias e desenvolva o pensamento crítico.
Um museu goiano que guarda a história e diversidade de seu povo é o Museu Professor Zoroastro Artiaga, primeiro museu do Estado de Goiás, inaugurado em 1946. Fundado em estilo art déco, está localizado no interior da Praça Cívica, na capital goiana e preserva um acervo diverso inteiramente relacionado à Região Centro-Oeste, suas riquezas naturais e história.
As seções do museu conservam peças que contam a história arqueológica, etnográfica e cultural de Goiás, com rochas e minerais característicos da região, artefatos pré-coloniais, vestígios de organismos pré-históricos, peças históricas de povos indígenas do território goiano, materiais que representam a arte popular e o folclore goiano, peças de arte sacra que chegaram a Goiás no século XVII.
Conheçam juntos um pouco desse museu, clicando na imagem abaixo. Para percorrer os espaços, clique nas setas indicativas.
Durante essa visita virtual vocês podem observar, apreciar e conversar com as crianças sobre o que veem!
Clique na imagem para visitar o Museu Zoroastro Artiaga: