Nesta videoaula, os alunos vão aprender de forma clara, prática e contextualizada a comparar e ordenar números decimais, compreendendo o significado da parte inteira e da parte decimal. A aula explica, passo a passo, o que são décimos e centésimos, mostrando como esses conceitos aparecem no dia a dia, especialmente no sistema monetário brasileiro. Com exemplos simples e situações próximas da realidade das crianças, como preços e valores em reais e centavos, a aula ensina: O que é um número decimal; Como identificar décimos e centésimos; Como comparar números decimais observando a parte inteira e a parte decimal; Como ordenar números decimais em ordem crescente e decrescente; Como relacionar números decimais com o uso do dinheiro.
Ao final, os estudantes participam de um quiz com questões de múltipla escolha, que ajuda a reforçar o aprendizado e verificar a compreensão do conteúdo de forma divertida e didática.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Comparação de frações; Representação decimal de um número racional; Representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | (EF04MA10-C) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal. (EF04MA10-D) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, dez. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, dez. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
