Nesta videoaula, você vai aprender de forma simples e clara como a divisão com resto zero pode representar partes iguais de um número. Ao longo da explicação, relacionamos a divisão às ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte, sempre com exemplos fáceis do dia a dia. A aula começa relembrando o significado de dividir: separar um total em partes iguais. Em seguida, mostramos como cada divisão pode ser entendida como uma fração e como o resultado indica a parte correspondente do todo, exatamente como orienta o Documento Curricular para Goiás (DCGO). Com exemplos práticos como 12 ÷ 2, 12 ÷ 3, 20 ÷ 4, 25 ÷ 5 e 70 ÷ 10, a criança compreende, passo a passo, o conceito de partes iguais, desenvolvendo o raciocínio matemático de forma segura e significativa. Para finalizar, a aula traz um quiz interativo, ideal para fixar o conteúdo e verificar a aprendizagem de maneira divertida.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte, oitava parte, décima parte dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (F03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12. |
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 10, dez. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 10, dez. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
