You are currently viewing Matemática – Desvendando a Divisão – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática – Desvendando a Divisão – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, os alunos vão descobrir como a divisão pode ser fácil e divertida! Com histórias, desenhos, objetos e situações do dia a dia, aprenderemos dois jeitos diferentes de pensar na divisão: Repartição Equitativa, quando dividimos algo igualmente entre pessoas (como dividir balas ou sanduíches); Medida (ou Contagem de Grupos), quando descobrimos quantas vezes um número cabe dentro do outro. Por meio da história “O Piquenique dos Animais”, os alunos vão acompanhar Lili, Tico, Zeca e Nina em uma aventura cheia de partilhas e descobertas! A aula também apresenta situações com resto, mostrando que nem sempre a divisão é exata, e tudo bem, porque o resto mostra o que sobra. Além disso, No final, há um quiz para testar o que foi aprendido.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Desvendando a Divisão – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/r-YsyEKNDus?si=-yCOGoe11d3X2H0Z>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
-Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  

(EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 11, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.   SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.