Nesta videoaula, a prof.ª Esp. Danielle explica, de forma clara e divertida, o que são variáveis categóricas e não categóricas, mostrando como podemos coletar, classificar e representar dados em tabelas e gráficos. Os alunos aprenderão o significado de dados, como distinguir entre informações que podem ser medidas e aquelas que servem para classificar, além de observar exemplos práticos com situações do dia a dia, como cores dos olhos, altura e esportes preferidos. Durante a explicação, a professora mostra como organizar as respostas em uma tabela simples e transformá-las em gráficos de colunas, facilitando a visualização e interpretação dos resultados. A aula também incentiva o uso de ferramentas digitais, como Excel, Canva e Google Planilhas, para criar gráficos modernos e coloridos, estimulando o uso da tecnologia na aprendizagem. Ao final, os alunos são convidados a participar de um quiz interativo, testando o que aprenderam sobre variáveis, tabelas e gráficos.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos: Pesquisa e classificação de dados coletados em variáveis categóricas e não categóricas; Organização de dados coletados em listas, tabelas simples ou dupla entrada; Representação de dados em gráficos de colunas simples |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (F03MA20-B) Comparar medidas de capacidade e massa, de mesma espécie, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, bem como diversos instrumentos de medida. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 23, out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 23, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 23 out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 23 out. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
