You are currently viewing Matemática: Divisão com até dois algarismos: repartir e medir – 4º ano – Anos Iniciais

Matemática: Divisão com até dois algarismos: repartir e medir – 4º ano – Anos Iniciais

Nesta aula de Matemática, vamos explorar as divisões em que o divisor tem no máximo dois algarismos, ou seja, de 1 até 99. Você vai aprender os dois principais significados da divisão: repartição equitativa (quando dividimos em partes iguais) e medida (quando descobrimos quantas vezes um número cabe dentro de outro). Além disso, vamos trabalhar com diferentes estratégias de cálculo: estimativa, cálculo mental e algoritmo da divisão (conta armada). Tudo com exemplos práticos, como balas, figurinhas e lápis, para facilitar o entendimento. No final, você poderá testar seus conhecimentos com um quiz interativo, reforçando o que aprendeu de forma divertida. Essa aula vai te ajudar a compreender a divisão de maneira mais completa e a escolher a melhor estratégia em cada situação.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Divisão com até dois algarismos: repartir e medir – 4º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/co6x-WQGPbI?si=Ya3AUjN24-BlnPSe>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
-MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF04MA07-B) Analisar e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 17, set. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, set. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 1º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.