You are currently viewing Matemática: Tabela e Gráfico Maior e Menor Frequência – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática: Tabela e Gráfico Maior e Menor Frequência – 3° ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, a prof.ª Esp. Danielle explica o que são tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas e como interpretá-los . Você vai descobrir: Como organizar informações em linhas e colunas; Como ler e interpretar tabelas; Como transformar dados em gráficos de fácil compreensão; Exemplos práticos que deixam o aprendizado mais fácil e visual.

Além disso, ao final tem um quiz para testar os conhecimentos adquiridos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Tabela e Gráfico Maior e Menor Frequência – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/T9r7axFXB64?si=TJRq5lbojiV7qu68>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras; Comparação de dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas.
Descritor(es) SAEB:D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA27-B) Ler e interpretar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas.

(EF03MA27-C) Comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos significativos da realidade sociocultural.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 18, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 18, ago. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.