You are currently viewing Matemática – Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática – Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar – 3° ano – Anos Iniciais

De forma lúdica e investigativa, os estudantes aprenderão a identificar, justificar, classificar e comparar figuras como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, observando o número de lados e vértices, as posições relativas entre os lados (como paralelos, concorrentes e perpendiculares), e os tipos de ângulos presentes. A aula favorece o desenvolvimento do raciocínio geométrico e da argumentação matemática, promovendo a análise e o registro das propriedades das figuras em esquemas e tabelas.

Ao final, os alunos participarão de um quiz interativo para consolidar os conhecimentos adquiridos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Figuras Geométricas Planas: Como Reconhecer e Classificar – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/g1OBfOh9gwE?si=2jc-1IZSNyN0rhKo>. Acesso em 22, dez. 2025.
Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características: Características e classificação de figuras geométricas planas
Descritor(es) SAEB:D3: Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4: Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo.

(EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 24, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, jun. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.   SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.   GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação.