You are currently viewing Matemática – Interpretando Problemas de Adição e de Subtração – 3° ano – Anos Iniciais

Matemática – Interpretando Problemas de Adição e de Subtração – 3° ano – Anos Iniciais

Nesta aula divertida e educativa, vamos aprender a interpretar e resolver problemas de adição e subtração a partir de situações reais do nosso dia a dia. Vamos explorar os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando exemplos práticos e estratégias de cálculo que ajudam no raciocínio lógico e no pensamento matemático.

No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Interpretando Problemas de Adição e de Subtração – 3° ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/zLpVWzMox_Q?si=Ro_GFVqqp4oydih9>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades: Adição e subtração de números naturais; Resolver problemas que envolvam as operações de adição e subtração.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, envolvendo situações do cotidiano como, juntar um grupo de 3 objetos a outro de 8 objetos, formam outro com 11 objetos; acrescentar 3 objetos a um grupo com 8 objetos, forma-se um novo grupo com 11 objetos; há um grupo com 11 objetos e dele separa-se um grupo de 8 objetos, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos e sobra um grupo com 8 objetos; comparar um grupo com 11 objetos que tem 3 objetos a mais do que um grupo de 8 objetos; e em um grupo com 8 objetos, para completar 11, é preciso acrescentar 3.  

(EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 17, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, jun. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.