Nesta videoaula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar o universo das sequências numéricas e padrões com figuras de forma dinâmica, lúdica e contextualizada. A partir de exemplos do cotidiano, como rotina semanal, mesada e padrões visuais, os estudantes aprenderão a identificar, descrever e representar regras de formação em sequências de adição e subtração sucessivas. Também serão desafiados a completar e analisar sequências, reconhecendo regularidades e expressando suas percepções por meio de palavras, desenhos ou esquemas.
No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas: – Regularidades em sequências numéricas recursivas; – Adição e subtração sucessivas; – Sequências ordenadas de números naturais ou figuras geométricas; – Sequências numéricas recursivas e ordenadas de números naturais; – Adição e subtração de números naturais. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA10-B) Descrever, oralmente, uma regra de formação para uma dada sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas e de regularidade com figuras geométricas. (EF03MA10-C) Determinar elementos faltantes ou seguintes em uma sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas. (EF03MA10-D) Analisar sequências numéricas, o modo como elas variam e a representação das percepções de forma organizada por meio de esquemas, desenhos ou palavras. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 28, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 28, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
