You are currently viewing Matemática: Sequência numérica e regularidades – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Sequência numérica e regularidades – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar o universo das sequências numéricas e padrões com figuras de forma dinâmica, lúdica e contextualizada. A partir de exemplos do cotidiano, como rotina semanal, mesada e padrões visuais, os estudantes aprenderão a identificar, descrever e representar regras de formação em sequências de adição e subtração sucessivas. Também serão desafiados a completar e analisar sequências, reconhecendo regularidades e expressando suas percepções por meio de palavras, desenhos ou esquemas.

No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Sequência numérica e regularidades – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/tDY0qRKoQ_Q?si=HJMh-4Ir2GC2UYwb>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas:
– Regularidades em sequências numéricas recursivas; – Adição e subtração sucessivas;
– Sequências ordenadas de números naturais ou figuras geométricas;
– Sequências numéricas recursivas e ordenadas de números naturais;
– Adição e subtração de números naturais.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA10-B) Descrever, oralmente, uma regra de formação para uma dada sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas e de regularidade com figuras geométricas. 

(EF03MA10-C) Determinar elementos faltantes ou seguintes em uma sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas. 

(EF03MA10-D) Analisar sequências numéricas, o modo como elas variam e a representação das percepções de forma organizada por meio de esquemas, desenhos ou palavras.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 28, mai. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 28, mai. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.