You are currently viewing Matemática: Como usamos as medidas no dia a dia – 3º ano – Anos Iniciais

Matemática: Como usamos as medidas no dia a dia – 3º ano – Anos Iniciais

Nesta videoaula, os estudantes compreenderão o uso das medidas de comprimento em situações cotidianas. A aula apresenta a diferença entre unidades de medida não padronizadas (como passos ou palmos) e unidades padronizadas (como metro e centímetro), e demonstra como instrumentos como régua, fita métrica ou trena nos ajudam a medir com precisão. Ao longo do vídeo, os alunos aprenderão a medir objetos, comparar comprimentos e compreender por que as medidas são essenciais para resolver problemas reais do dia a dia. Essa aula é ideal para fortalecer habilidades de raciocínio lógico, estimativa, comparação e registro de medidas, preparando os estudantes para continuar avançando em conceitos matemáticos fundamentais.

No final do vídeo há um quiz para os estudantes testarem seus conhecimentos.

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática: Como usamos as medidas no dia a dia – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/o0HGfT_uCg0?si=mzM25N4lBEIf7-yJ>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.

(EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 20, mai. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 20, mai. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação.

Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.