You are currently viewing Matemática: Estimando, Medindo e Comparando – Comprimentos, Perímetros, Massas e Capacidades

Matemática: Estimando, Medindo e Comparando – Comprimentos, Perímetros, Massas e Capacidades

Nesta videoaula, vamos explorar as principais medidas utilizadas no nosso dia a dia: comprimento, massa e capacidade! Os alunos do 4º ano vão aprender a estimar, medir e comparar usando tanto unidades padronizadas (como metro, grama, litro) quanto não padronizadas (como copos, colheres e palmos), tudo de forma prática, contextualizada e divertida. Abordamos também conceitos como:

  • O que é estimativa
  • Diferença entre unidades padronizadas e não padronizadas
  • Relações importantes como 1 kg = 1000 g e 1 L = 1000 ml
  • O que é perímetro

Canal Estúdio Conexão Escola. Matemática – “Medidas de Comprimento, Massa e Capacidade – 4º ano – Ensino Fundamental”. Disponível em <https://youtu.be/AYeQnEUmvhk?si=D8ke2Ms5P7F84Upe>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais.
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA20-A) Estimar comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.  

MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA: (EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 mL) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas.  
Referências:CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, abr. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.