You are currently viewing Matemática – Revisão dos Conteúdos de Matemática

Matemática – Revisão dos Conteúdos de Matemática

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Vamos fazer uma revisão geral dos conteúdos de Matemática que estudamos ao longo do ano! Lembre-se de que a Matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir, você usa a Matemática para contar, medir, comparar e resolver problemas.

Primeiro, vamos falar sobre números naturais. Você já aprendeu a ler e escrever números até 10.000, tanto em algarismos quanto por extenso. Sabe também que é possível decompor um número, como por exemplo, o número 2.435 pode ser escrito como 2.000 + 400 + 30 + 5. Esse conceito é importante para compreendermos a base do sistema de numeração decimal.

Além disso, você aprendeu a comparar números, utilizando os símbolos de maior ( > ), menor ( < ) e igual ( = ). Essas comparações ajudam a organizar e ordenar os números em uma sequência crescente ou decrescente.

Na reta numérica, podemos representar os números de maneira ordenada, e é possível contar de diferentes maneiras, como de 10 em 10, 100 em 100, o que facilita em cálculos mais rápidos.

Outro conceito importante são as operações inversas. A adição e a subtração são operações inversas, o que significa que uma pode “desfazer” a outra. Da mesma forma, a multiplicação e a divisão também são inversas entre si. Com isso, podemos criar diferentes estratégias para resolver problemas matemáticos.

Na parte de geometria, você aprendeu a identificar figuras geométricas, como quadrados, retângulos, triângulos, e a entender conceitos de ângulos, como os ângulos retos e obtusos. Além disso, a simetria também foi um tema importante, ajudando a entender como algumas figuras podem ser refletidas ou dobradas para formar novas formas.

Agora, vamos testar seus conhecimentos com algumas questões.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Revisão dos Conteúdos de Matemática – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/2W5Z1vswsWQ>. Acesso em: 17, dez. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

A decomposição do número 5.742 é

(A) 5.000 + 700 + 40 + 2.

(B) 5.000 + 700 + 20 + 40.

(C) 5.000 + 70 + 400 + 2.

(D) 5.000 + 70 + 40 + 200.

QUESTÃO 2

A operação inversa da multiplicação de 8 × 4 é

(A) 4 ÷ 8.

(B) 8 ÷ 4.

(C) 32 ÷ 8.

(D) 4 ÷ 32.

QUESTÃO 3

Desenhe um quadrado e um triângulo. Indique quais são os ângulos de cada uma das figuras.

QUESTÃO 4

Observe os números e marque a alternativa correta.

3.875 ___ 3.857

(    ) 3.875 > 3.857

(    ) 3.875 < 3.857

(    ) 3.875 = 3.857

QUESTÃO 5

Em cada relógio, posicione corretamente os ponteiros conforme os seguintes horários: 01:15, 12:30, 16:45 e 18:23.

QUESTÃO 6

Complete a tabela.

QUESTÃO 7

Paulo tinha R$150,00. Comprou um estojo por R$138,00 e uma borracha por R$1,50. Quanto ele gastou ao todo? Quanto sobrou?

QUESTÃO 8

Escreva o valor posicional do algarismo destacado em cada número.

a) 6,39 → _____________________________________________________________

b) 8,5 → ______________________________________________________________

c) 7,08 → _____________________________________________________________

d) 0,3 → ______________________________________________________________

e) 0,04 → _____________________________________________________________


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Revisão de alguns objetos de conhecimento.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:   Revisão de algumas habilidades trabalhadas no decorrer do ano.
Referências:CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, dez. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – todos os bimestres – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 16, dez. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 16, dez. 2025.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.