Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Vamos fazer uma revisão geral dos conteúdos de Matemática que estudamos ao longo do ano! Lembre-se de que a Matemática está presente em muitas situações do nosso cotidiano. Desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir, você usa a Matemática para contar, medir, comparar e resolver problemas.
Primeiro, vamos falar sobre números naturais. Você já aprendeu a ler e escrever números até 10.000, tanto em algarismos quanto por extenso. Sabe também que é possível decompor um número, como por exemplo, o número 2.435 pode ser escrito como 2.000 + 400 + 30 + 5. Esse conceito é importante para compreendermos a base do sistema de numeração decimal.
Além disso, você aprendeu a comparar números, utilizando os símbolos de maior ( > ), menor ( < ) e igual ( = ). Essas comparações ajudam a organizar e ordenar os números em uma sequência crescente ou decrescente.
Na reta numérica, podemos representar os números de maneira ordenada, e é possível contar de diferentes maneiras, como de 10 em 10, 100 em 100, o que facilita em cálculos mais rápidos.
Outro conceito importante são as operações inversas. A adição e a subtração são operações inversas, o que significa que uma pode “desfazer” a outra. Da mesma forma, a multiplicação e a divisão também são inversas entre si. Com isso, podemos criar diferentes estratégias para resolver problemas matemáticos.
Na parte de geometria, você aprendeu a identificar figuras geométricas, como quadrados, retângulos, triângulos, e a entender conceitos de ângulos, como os ângulos retos e obtusos. Além disso, a simetria também foi um tema importante, ajudando a entender como algumas figuras podem ser refletidas ou dobradas para formar novas formas.
Agora, vamos testar seus conhecimentos com algumas questões.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A decomposição do número 5.742 é
(A) 5.000 + 700 + 40 + 2.
(B) 5.000 + 700 + 20 + 40.
(C) 5.000 + 70 + 400 + 2.
(D) 5.000 + 70 + 40 + 200.
QUESTÃO 2
A operação inversa da multiplicação de 8 × 4 é
(A) 4 ÷ 8.
(B) 8 ÷ 4.
(C) 32 ÷ 8.
(D) 4 ÷ 32.
QUESTÃO 3
Desenhe um quadrado e um triângulo. Indique quais são os ângulos de cada uma das figuras.
QUESTÃO 4
Observe os números e marque a alternativa correta.
3.875 ___ 3.857
( ) 3.875 > 3.857
( ) 3.875 < 3.857
( ) 3.875 = 3.857
QUESTÃO 5
Em cada relógio, posicione corretamente os ponteiros conforme os seguintes horários: 01:15, 12:30, 16:45 e 18:23.

QUESTÃO 6
Complete a tabela.

QUESTÃO 7
Paulo tinha R$150,00. Comprou um estojo por R$138,00 e uma borracha por R$1,50. Quanto ele gastou ao todo? Quanto sobrou?
QUESTÃO 8
Escreva o valor posicional do algarismo destacado em cada número.
a) 6,39 → _____________________________________________________________
b) 8,5 → ______________________________________________________________
c) 7,08 → _____________________________________________________________
d) 0,3 → ______________________________________________________________
e) 0,04 → _____________________________________________________________
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Revisão de alguns objetos de conhecimento. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: Revisão de algumas habilidades trabalhadas no decorrer do ano. |
| Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, dez. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – todos os bimestres – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 16, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 16, dez. 2025. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
