Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Comparar e ordenar números racionais em sua forma decimal é uma habilidade fundamental para compreender situações do cotidiano, como preços, medidas e resultados de pesquisas. No 4º ano, aprofundamos esse conhecimento observando como os décimos e centésimos aparecem tanto nas representações matemáticas quanto no sistema monetário brasileiro.
Os números decimais são formados por uma parte inteira e uma parte decimal, separadas por uma vírgula. Quando escrevemos 3,4, estamos dizendo que temos 3 unidades e 4 décimos. Já em 2,35, temos 2 unidades, 3 décimos e 5 centésimos. Cada casa decimal tem um valor específico: a primeira casa após a vírgula representa os décimos; a segunda, os centésimos. Isso nos ajuda a comparar números. Por exemplo, entre 4,7 e 4,65, primeiro observamos as unidades (ambas são 4). Depois, olhamos os décimos: 7 décimos é maior que 6 décimos, portanto 4,7 > 4,65.
Essa lógica aparece diretamente no sistema monetário brasileiro. Um real é dividido em 100 centavos. Assim, R$1,00 corresponde a 1,00 na forma decimal; R$0,10 corresponde a 0,10 — dez centavos, ou seja, um décimo do real; e R$0,01 corresponde a 0,01 — um centavo, equivalente a um centésimo do real. A relação entre décimos e centésimos fica clara quando analisamos preços: R$2,50 significa dois reais e cinquenta centavos, ou seja, 2 inteiros e 50 centésimos. Comparar valores, portanto, é comparar números decimais: 2,50 é maior que 2,35 porque 50 centésimos é maior que 35 centésimos.
Saber comparar e ordenar preços, medidas e quantidades em decimal ajuda os estudantes a fazer escolhas, analisar informações e resolver problemas da vida real. Essa habilidade fortalece o raciocínio lógico e prepara o aluno para conteúdos mais avançados envolvendo frações, porcentagens e operações com números racionais.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O número considerado maior é
(A) 3,45.
(B) 3,5.
(C) 3,49.
(D) 3,405.
QUESTÃO 2
Cinco décimos no sistema monetário brasileiro são representados por
(A) R$0,05
(B) R$0,5
(C) R$0,50
(D) R$0,005
QUESTÃO 3
Escreva em forma decimal:
a) Oito décimos → __________
b) Vinte e três centésimos → ___________
c) Seis décimos → _____________
d) Quarenta e oito centésimos → ____________
e) Doze centésimos → _____________
f) Um décimo → _______________
g) Trinta e cinco centésimos → ______________
h) Nove décimos → ______________
QUESTÃO 4
Coloque os números em ordem crescente:
0,9 – 0,45 – 0,72 – 0,105
QUESTÃO 5
Complete:
a) R$1,00 = _______ centavos
b) R$0,10 = _______ décimos do real
c) R$0,50 = _______ centavos
d) R$0,25 = _______ centésimos do real
e) R$0,01 = _______ centésimos
f) R$2,00 = _______ centavos
g) R$0,20 = _______ décimos do real
h) R$0,05 = _______ centésimos do real
i) R$5,00 = ________ centavos
j) R$0,90 = ________ centésimos
QUESTÃO 6
Marina tinha R$10,00. Comprou um lápis por R$1,35 e uma borracha por R$0,80.
Quanto ela gastou ao todo?
Quanto sobrou?
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Comparação de frações; Representação decimal de um número racional; Representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | (EF04MA10-C) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal. (EF04MA10-D) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, dez. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, dez. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 11, dez. 2025. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
