ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
NÃO CONFUNDA T/D, P/B E F/V
TEMOS ESTUDADO CONTOS DE FADAS, NELES PODEMOS VER QUE CADA PALAVRA TEM PODER. POR ISSO, PRECISAMOS PRESTAR ATENÇÃO AOS SONS DAS LETRAS. ALGUMAS DELAS SÃO BEM PARECIDAS E PODEM MUDAR TUDO NA HISTÓRIA!
FIQUE SEMPRE ATENTO ÀS LETRAS QUE TÊM SONS PARECIDOS: T/D, P/B E F/V. ESSAS LETRAS, SE TROCADAS, PODEM CRIAR PALAVRAS DIFERENTES.
IMAGINE A CENA: A FADA DISSE QUE PRECISAVA DE UMA FACA, POIS QUERIA CORTAR UMA MAÇÃ, MAS ALGUÉM OUVIU ERRADO E TROUXE UMA VACA! QUE BAGUNÇA NO CASTELO!


EM OUTRA AVENTURA, ALGUÉM OUVIU QUE O PRÍNCIPE CORREU PARA A FILA, ELE QUERIA UM INGRESSO PARA O TEATRO, MAS UMA PESSOA OUVIU QUE ELE CORREU DA VILA. VEJA A CONFUSÃO QUE ISSO DARIA. JÁ IMAGINOU UM PRÍNCIPE CORRENDO E FUGINDO DA VILA ONDE MORA?
COM T E D, O CUIDADO É O MESMO. SE O MAGO PEDIU PARA O APRENDIZ TER TATO COM OS ANIMAIS ENCANTADOS, MAS O MENINO CONFUNDIU E ACHOU QUE O MAGO FALOU PARA ELE TER DADO OS ANIMAIS ENCANTADOS. AÍ JÁ VIU, A CONFUSÃO? QUANDO O MAGO CHEGAR TERÁ PROBLEMAS, NÃO ENCONTRARÁ NENHUM ANIMAL POR LÁ!


JÁ COM P E B, AS TROCAS TAMBÉM MUDAM TUDO. UM PRÍNCIPE PODE TER UM PATO, MAS NÃO UM BATO. E A BRUXA GUARDA SUA POÇÃO EM UM POTE, NÃO EM UM BOTE.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG6dnYteP0/gqtwO5rqwRiwQ0AiBmMTQA/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
LEIA O POEMA ABAIXO COM A AJUDA DA PROFESSORA.

PODEMOS DIZER QUE O TEMA DESTE POEMA É
(A) A CONVIVÊNCIA ENTRE DUAS PARTES DIFERENTES DA MESMA PESSOA.
(B) A AVENTURA DE SERES MÁGICOS QUE CAMINHAM E CANTAM NA CIDADE.
(C) O ENCONTRO ENTRE PERSONAGENS ENCANTADOS QUE PASSEIAM JUNTOS.
(D) A HISTÓRIA DE DUAS FIGURAS MÁGICAS QUE PROCURAM POEMAS NA LUA.
QUESTÃO 2
O POEMA FALA SOBRE OS PERSONAGENS
(A) VADA E BRUXA.
(B) FADA E PRUXA.
(C) FADA E BRUXA.
(D) VADA E PRUXA.
QUESTÃO 3
QUAL A LETRA CORRETA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS ABAIXO? P, B, F, V, T OU D?

https://www.canva.com/photos/MAGup48Jx0Y/ >Acesso em 04/12/2025.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bola_de_futebol.jpg >Acesso em 04/12/2025.
https://www.canva.com/photos/MAGxQGEZPCE/ >Acesso em 04/12/2025.
https://www.canva.com/graphics/MAEpsFvCDKk/ >Acesso em 04/12/2025.
https://www.canva.com/photos/MAG1Ff5Azy4/ >Acesso em 04/12/2025.
QUESTÃO 4
TROQUE A PRIMEIRA LETRA DE CADA PALAVRA E FORME OUTRA. DEPOIS DESENHE O SIGNIFICADO DE CADA NOVA PALAVRA QUE VOCÊ FORMOU.

QUESTÃO 5
LEIA COM ATENÇÃO A FRASE ABAIXO. ALGUMAS LETRAS FORAM TROCADAS. TENTE DESCOBRIR E CORRIGIR A FRASE DE MODO A DEIXÁ-LA CORRETA.
“ERA UMA FEZ UM ENCONTRO ENTRE VADA E PRUXA, ACONTECEU UMA DROCA DA FARA E DA FASSOURA. UMA MAGIA DROCADA, QUE VIROU UMA FERDADEIRA BIADA.”
QUESTÃO 6
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E LEIA O BILHETE QUE A BRUXA DEIXOU PARA SUA APRENDIZ. QUE LIÇÃO PODEMOS TIRAR SOBRE A TROCA DE LETRAS EM PALAVRAS?

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

| Autoria: | Andrielly Campos |
| Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
| Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
| Objeto(s) de Conhecimento: | Construção do sistema alfabético e da ortografia: – Escrita de palavras: correspondência fonema-grafema regulares e irregulares. – Memorização de grafia de palavras: relação fonema- grafema irregulares. |
| Habilidades: | (EF02LP02-B) Remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). |
| Descritor: | D04 Identificar uma mesma palavra escrita em diferentes padrões gráficos. D05 Identificar sons de sílabas iniciais, mediais ou finais que se repetem em palavras diferentes. |
| Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 01/12/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 01/12/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli De Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |

