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Matemática – Sistema Decimal e Representação dos Números Racionais

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Sistema Decimal e Representação dos Números Racionais

Quando aprendemos sobre os números, começamos pelos inteiros: 1, 2, 3… Mas às vezes precisamos representar partes menores do que um inteiro, e para isso usamos os números decimais.

O sistema que usamos para escrever números é o Sistema de Numeração Decimal. Ele funciona com posições que têm valores diferentes: unidade, dezena, centena. Quando colocamos a vírgula, continuamos usando essas mesmas regras, só que agora para mostrar partes do inteiro.

Imagine agora uma régua de 1 metro. Um metro inteiro pode ser dividido em 10 partes iguais, chamadas décimos. Cada parte tem 0,1 metro. Podemos escrever esse valor de duas formas:

Como fração: 1/10

Como decimal: 0,1

As duas formas significam a mesma quantidade.

Se pegarmos a mesma régua de 1 metro e a dividirmos em 100 partes iguais, cada parte será um centésimo. Também podemos escrever de dois jeitos:

Fração: 1/100

Decimal: 0,01

Isso mostra que 1/100 é igual a 0,01 — só muda o jeito de escrever.

Assim, lembramos que:

– A primeira casa depois da vírgula mostra os décimos.

– A segunda casa mostra os centésimos.

E que:

– Em 1 inteiro existem 10 décimos.

– Em 1 inteiro existem 100 centésimos.

Ou seja: o sistema de numeração decimal continua funcionando da mesma forma, mesmo quando usamos a vírgula para representar partes pequenas. Isso nos ajuda a entender medidas, dinheiro, tempo e muitos outros usos do dia a dia.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Sistema Decimal e Representação dos Números Racionais – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/1emKahUudyM>. Acesso em: 08, dez. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Quando dividimos um inteiro em 10 partes iguais, cada parte é chamada de

(A) um centésimo.

(B) um milésimo.

(C) um décimo.

(D) uma unidade.

QUESTÃO 2

A opção que representa corretamente um centésimo na forma decimal é

(A) 0,1.

(B) 0,01.

(C) 1,0.

(D) 0,10.

QUESTÃO 3

Em uma corrida, o número 0,1 e o número 0,01 disputam quem é maior.

Quem vence a corrida?

(    ) 0,01

(    ) 0,1

(    ) Os dois empatam

(    ) Nenhum dos dois

QUESTÃO 4

Escreva o valor posicional do algarismo destacado em cada número.

a) 4,39 → ________________________________________________

b) 2,7 → _________________________________________________

c) 5,01 → ________________________________________________

d) 0,4 → _________________________________________________

e) 0,06 → ________________________________________________

QUESTÃO 5

Complete:

a) Na primeira casa depois da vírgula ficam os _____________________________.

b) Na segunda casa depois da vírgula ficam os _____________________________.

c) 0,1 significa 1 ____________________________.

d) 0,01 significa 1 _____________________________.

e) Em 1 inteiro há 10 ________________________ ou 100 _____________________________.

QUESTÃO 6

Marina foi ao supermercado comprar um iogurte líquido para o lanche.

No rótulo, estava escrito que o frasco continha 0,5 litro de iogurte.

Ao chegar em casa, ela derramou sem querer 0,07 litro.

Pergunta:

Quanto de iogurte sobrou no frasco? ____________________________________

E esses valores representam quantos décimos e centésimos?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Representação decimal de um número racional; Representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:   (EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário, de forma fácil para a compreensão das crianças.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 08, dez. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 08, dez. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 08, dez. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 08, dez. 2025.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.