Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Sistema Decimal e Representação dos Números Racionais
Quando aprendemos sobre os números, começamos pelos inteiros: 1, 2, 3… Mas às vezes precisamos representar partes menores do que um inteiro, e para isso usamos os números decimais.
O sistema que usamos para escrever números é o Sistema de Numeração Decimal. Ele funciona com posições que têm valores diferentes: unidade, dezena, centena. Quando colocamos a vírgula, continuamos usando essas mesmas regras, só que agora para mostrar partes do inteiro.
Imagine agora uma régua de 1 metro. Um metro inteiro pode ser dividido em 10 partes iguais, chamadas décimos. Cada parte tem 0,1 metro. Podemos escrever esse valor de duas formas:
Como fração: 1/10
Como decimal: 0,1
As duas formas significam a mesma quantidade.
Se pegarmos a mesma régua de 1 metro e a dividirmos em 100 partes iguais, cada parte será um centésimo. Também podemos escrever de dois jeitos:
Fração: 1/100
Decimal: 0,01
Isso mostra que 1/100 é igual a 0,01 — só muda o jeito de escrever.
Assim, lembramos que:
– A primeira casa depois da vírgula mostra os décimos.
– A segunda casa mostra os centésimos.
E que:
– Em 1 inteiro existem 10 décimos.
– Em 1 inteiro existem 100 centésimos.
Ou seja: o sistema de numeração decimal continua funcionando da mesma forma, mesmo quando usamos a vírgula para representar partes pequenas. Isso nos ajuda a entender medidas, dinheiro, tempo e muitos outros usos do dia a dia.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Quando dividimos um inteiro em 10 partes iguais, cada parte é chamada de
(A) um centésimo.
(B) um milésimo.
(C) um décimo.
(D) uma unidade.
QUESTÃO 2
A opção que representa corretamente um centésimo na forma decimal é
(A) 0,1.
(B) 0,01.
(C) 1,0.
(D) 0,10.
QUESTÃO 3
Em uma corrida, o número 0,1 e o número 0,01 disputam quem é maior.
Quem vence a corrida?
( ) 0,01
( ) 0,1
( ) Os dois empatam
( ) Nenhum dos dois
QUESTÃO 4
Escreva o valor posicional do algarismo destacado em cada número.
a) 4,39 → ________________________________________________
b) 2,7 → _________________________________________________
c) 5,01 → ________________________________________________
d) 0,4 → _________________________________________________
e) 0,06 → ________________________________________________
QUESTÃO 5
Complete:
a) Na primeira casa depois da vírgula ficam os _____________________________.
b) Na segunda casa depois da vírgula ficam os _____________________________.
c) 0,1 significa 1 ____________________________.
d) 0,01 significa 1 _____________________________.
e) Em 1 inteiro há 10 ________________________ ou 100 _____________________________.
QUESTÃO 6
Marina foi ao supermercado comprar um iogurte líquido para o lanche.
No rótulo, estava escrito que o frasco continha 0,5 litro de iogurte.
Ao chegar em casa, ela derramou sem querer 0,07 litro.
Pergunta:
Quanto de iogurte sobrou no frasco? ____________________________________
E esses valores representam quantos décimos e centésimos?
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Representação decimal de um número racional; Representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário, de forma fácil para a compreensão das crianças. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 08, dez. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 08, dez. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 08, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 08, dez. 2025. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
