Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

JINGLE BELLS
ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO NATAL, UMA ÉPOCA CHEIA DE TRADIÇÕES, HISTÓRIAS E MUITA MÚSICA AO REDOR DO MUNDO. UMA FORMA DIVERTIDA DE CONHECERMOS MAIS SOBRE A CULTURA DE DIFERENTES PAÍSES E, AO MESMO TEMPO, APRENDERMOS NOVOS VOCABULÁRIOS EM LÍNGUA INGLESA É POR MEIO DAS CANÇÕES NATALINAS.
UMA MÚSICA MUITO CONHECIDA MUNDIALMENTE É “JINGLE BELLS”, COMPOSTA POR JAMES LORD PIERPONT, EM 1857. HOJE, ESSA CANÇÃO JÁ ESTÁ EM DOMÍNIO PÚBLICO, O QUE SIGNIFICA QUE PODE SER UTILIZADA E COMPARTILHADA LIVREMENTE.
A SEGUIR, APRESENTAMOS A LETRA ORIGINAL E A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS:


https://www.canva.com/photos/MADFGG5MaGY/ >ACESSO EM 25/11/2025.
O QUE ACHA DE APRENDER A CANTAR E SE DIVERTIR COM A MÚSICA? ACESSE O LINK: https://youtu.be/-vkWYJFTS30
Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, com a opção de ouvir as pronúncias em inglês. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG5titI9BQ/r086_GQfmt-EFom2RAoaag/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
O NOME EM INGLÊS DA IMAGEM ABAIXO É
(A) CHRISTMAS TREE.
(B) CHRISTMAS LIGHTS.
(C) SANTA CLAUS.
(D) MERRY CHRISTMAS.

Imagem disponível em: https://www.peakpx.com/577623/christmas-tree-with-decorations >Acesso em 26, nov. 2025.
QUESTÃO 2
OBSERVE O CARTÃO ABAIXO.

NO NATAL, MUITAS PESSOAS ENVIAM CARTÕES DIZENDO “MERRY CHRISTMAS”! A EXPRESSÃO “MERRY CHRISTMAS” QUER DIZER
(A) FELIZ ANO NOVO.
(B) FELIZ NATAL.
(C) FELIZ ANIVERSÁRIO.
(D) FELIZ PÁSCOA.
QUESTÃO 3
VOCÊ JÁ CONHECIA ALGUM VOCABULÁRIO RELACIONADO AO NATAL, EM INGLÊS? EM QUE ELE AJUDA NO SEU APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA?
QUESTÃO 4
DESENHE COMO VOCÊ GOSTARIA QUE ESTIVESSE A SUA ÁRVORE DE NATAL.

QUESTÃO 5
OBSERVE A IMAGEM E CONTE OS ITENS PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS.

A) HOW MANY GIFTS ARE THERE UNDER THE TREE?

B) HOW MANY SNOWMAN IS THERE IN THE PICTURE?

C) HOW MANY GINGERBREAD MAN ARE THERE ON THE CHRISTMAS TREE?

D) HOW MANY CANDY CANES ARE THERE ON THE CHRISTMAS TREE?

E) HOW MANY CHRISTMAS STAR IS THERE IN THE PICTURE?

F) HOW MANY BELLS ARE THERE ON THE CHRISTMAS TREE?

QUESTÃO 6
OBSERVE O BANCO DE PALAVRAS ABAIXO E COMPLETE AS FRASES COM A QUE MAIS SE ADEQUA A CADA UMA.


PLAY TIME!

| Autoria: | Andrielly Campos |
| Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
| Componente Curricular: | Língua Inglesa |
| Objeto(s) de Conhecimento: | Presença da língua inglesa no cotidiano: – Períodos do dia, dias da semana. – Adjetivos usados para descrever o clima e o tempo. O uso da língua inglesa incorporada ao nosso idioma. |
| Habilidades: | (GO-EF01LI14) (Re)Conhecer a língua inglesa no cotidiano da sociedade brasileira/comunidade para refletir sobre o uso desse vocabulário incorporado ao nosso idioma ao nominar os períodos do dia, os dias da semana e nos adjetivos usados para descrever o clima e o tempo. |
| Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 25/11/2025. SKYSHIP ENTERTAINMENT. Super Simple, © 2011 – 2019. A Place To Learn & Play. Disponível em: https://supersimple.com/song/jingle-bells-learn-sing/?sl=Englis. Acesso em 25 nov. 2025. |
