You are currently viewing Matemática – Divisão com resto zero e resto diferente de zero

Matemática – Divisão com resto zero e resto diferente de zero

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Divisão com resto zero e resto diferente de zero

Na pequena cidade de Números Alegre, existia uma praça chamada Praça das Partes Perfeitas. Lá, todas as crianças iam para brincar e, sem perceber, aprender sobre divisão. Um dia, o Guarda Partidor apareceu com um desafio:

— Crianças, hoje vocês vão me ajudar a resolver dois mistérios da praça!

O primeiro mistério era sobre repartir igualmente. Ele trouxe 12 balas e perguntou:

— Se eu quiser dividir essas 12 balas entre 4 crianças de forma que todas recebam a mesma quantidade, quanto cada uma ganha?

As crianças contaram, separaram as balinhas e perceberam que deu certinho: 3 para cada uma. Isso é uma divisão com resto zero! Nada sobra, tudo se encaixa.

Depois veio o segundo mistério. O Guarda Partidor mostrou 15 tampinhas e disse:

— Agora quero fazer montinhos de 4 tampinhas. Quantos montinhos completos eu consigo?

As crianças começaram a montar: 1 montinho, 2 montinhos, 3 montinhos… e sobraram 3 tampinhas. Elas descobriram que essa divisão tinha resto diferente de zero, porque nem sempre as coisas se dividem perfeitamente.

— Quando repartimos igualmente entre pessoas, chamamos isso de repartição equitativa. Mas quando vamos formando grupos de uma quantidade específica, chamamos de medida, explicou o Guarda.

Ao final, ele disse:

— O importante é pensar, testar e registrar suas ideias. Toda divisão conta uma história!

E as crianças saíram da praça para preparar os preparativos para o Natal sabendo que dividir não é só matemática… É descobrir quantas histórias cabem dentro de um número.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Divisão com resto zero e resto diferente de zero – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/DezI3sg5NEQ>. Acesso em: 09, dez. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Dividir 12 balas entre 4 crianças resulta em

(A) 2 balas para cada.

(B) 3 balas para cada.

(C) 4 balas para cada.

(D) 5 balas para cada.

QUESTÃO 2

Ao formar grupos de 4 com 15 tampinhas, o resto é

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

QUESTÃO 3

Se você tivesse 20 figurinhas e quisesse fazer grupos de 6, quantos grupos completos conseguiria? Sobram quantas figurinhas?

QUESTÃO 4

Divida 25 palitos em 4 grupos iguais. Quantos ficam em cada grupo? Há sobras?

QUESTÃO 5

Crie um problema de divisão com resto diferente de zero.

QUESTÃO 6

Desenhe uma situação em que a divisão dá certinho, sem sobrar nada.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro: Leitura e escrita de números racionais Representação fracionária de um número racional.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA08-C) Elaborar, coletivamente, problemas envolvendo a divisão com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 04, dez. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, dez. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: Acesso em: 04, dez. 2025.    

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: Acesso em: 04, dez. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.