Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

TABELAS E GRÁFICOS
OLÁ ESTUDANTE!
HOJE VAMOS APRENDER SOBRE TABELAS E GRÁFICOS.
VEJA A CENA SEGUINTE:

O PROFESSOR PERGUNTA AOS ESTUDANTES QUAL FRUTA ELES GOSTAM.
CADA ESTUDANTE RESPONDE UM TIPO DIFERENTE DE FRUTA. ALGUNS ESCOLHERAM MAÇÃ, OUTRAS DISSERAM UVA, OUTRAS PREFERIRAM MORANGO, BANANA E ATÉ MANGA.
AGORA O PROFESSOR QUER ORGANIZAR ESSAS INFORMAÇÕES PARA ENTENDER QUAL FRUTA APARECE MAIS E QUAL APARECE MENOS.
COMO O PROFESSOR PODERIA FAZER?

TABELA
A TABELA É COMO UMA LISTA ORGANIZADA. ELA USA LINHAS E COLUNAS PARA COLOCAR AS INFORMAÇÕES NO LUGAR ADEQUADO. COM A TABELA, CONSEGUIMOS VER OS DADOS COM MAIS ORDEM.
DEPOIS QUE A TABELA ESTÁ PRONTA, PODEMOS TRANSFORMAR ESSAS INFORMAÇÕES EM UM GRÁFICO.
GRÁFICO
O GRÁFICO É COMO UM DESENHO QUE MOSTRA OS MESMOS DADOS, SÓ QUE DE UM JEITO MAIS FÁCIL DE ENTENDER.
PARA ENTENDER MELHOR, IMAGINE COMO O PROFESSOR PODE ORGANIZAR OS DADOS SOBRE AS FRUTAS PREFERIDAS:

AGORA O PROFESSOR VAI TRANSFORMAR A TABELA EM UM GRÁFICO. NO GRÁFICO, CADA FRUTA VIRA UMA BARRA (OU COLUNA), E A ALTURA DESSA BARRA MOSTRA QUANTOS ALUNOS ESCOLHERAM AQUELA FRUTA.

ASSIM, SÓ DE OLHAR PARA O DESENHO, DÁ PARA DESCOBRIR:
- QUAL FRUTA FOI A MAIS ESCOLHIDA?
- QUAL FOI A MENOS ESCOLHIDA?
- QUAIS FRUTAS TÊM QUASE A MESMA QUANTIDADE?
- TEM ALGUMA FRUTA QUE NINGUÉM ESCOLHEU?

As imagens estão disponíveis em: <https://www.canva.com/>. Acesso em: 07 de maio de 2025.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: TABELAS E GRÁFICOS
Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Tabelas e Gráficos – 1° ano
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1

VEJA COM OS SEUS COLEGAS E MONTE A TABELA:

QUESTÃO 2
MONTE O GRÁFICO USANDO OS DADOS DA TABELA ACIMA.

QUESTÃO 3
OBSERVE O GRÁFICO REFERENTE E RESOLVA AS QUESTÕES 3 E 4:

O ANO QUE CONSUMIU MAIS PLÁSTICO É
(A) 2022
(B) 2023
(C) 2024
(D) 2023 E 2024.
QUESTÃO 4
O ANO QUE CONSUMIU MAIS PAPEL É
(A) 2022
(B) 2023
(C) 2024
(D) 2023 E 2024.
| Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
| Formação: | Pedagogia |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos (tratamento da informação) |
| Habilidades: | (EF01MA21-D) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias. |
| Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |
