You are currently viewing Matemática –  Tabelas e Gráficos

Matemática – Tabelas e Gráficos

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

TABELAS E GRÁFICOS

OLÁ ESTUDANTE!

HOJE VAMOS APRENDER SOBRE TABELAS E GRÁFICOS.

VEJA A CENA SEGUINTE:

O PROFESSOR PERGUNTA AOS ESTUDANTES QUAL FRUTA ELES GOSTAM.

CADA ESTUDANTE RESPONDE UM TIPO DIFERENTE DE FRUTA. ALGUNS ESCOLHERAM MAÇÃ, OUTRAS DISSERAM UVA, OUTRAS PREFERIRAM MORANGO, BANANA E ATÉ MANGA. 

AGORA O PROFESSOR QUER ORGANIZAR ESSAS INFORMAÇÕES PARA ENTENDER QUAL FRUTA APARECE MAIS E QUAL APARECE MENOS.

COMO O PROFESSOR PODERIA FAZER?

TABELA

A TABELA É COMO UMA LISTA ORGANIZADA. ELA USA LINHAS E COLUNAS PARA COLOCAR AS INFORMAÇÕES NO LUGAR ADEQUADO. COM A TABELA, CONSEGUIMOS VER OS DADOS COM MAIS ORDEM.

DEPOIS QUE A TABELA ESTÁ PRONTA, PODEMOS TRANSFORMAR ESSAS INFORMAÇÕES EM UM GRÁFICO

GRÁFICO

O GRÁFICO É COMO UM DESENHO QUE MOSTRA OS MESMOS DADOS, SÓ QUE DE UM JEITO MAIS FÁCIL DE ENTENDER.

PARA ENTENDER MELHOR, IMAGINE COMO O PROFESSOR PODE ORGANIZAR OS DADOS SOBRE AS FRUTAS PREFERIDAS:

AGORA O PROFESSOR VAI TRANSFORMAR A TABELA EM UM GRÁFICO. NO GRÁFICO, CADA FRUTA VIRA UMA BARRA (OU COLUNA), E A ALTURA DESSA BARRA MOSTRA QUANTOS ALUNOS ESCOLHERAM AQUELA FRUTA.

 ASSIM, SÓ DE OLHAR PARA O DESENHO, DÁ PARA DESCOBRIR:

  • QUAL FRUTA FOI A MAIS ESCOLHIDA?
  • QUAL FOI A MENOS ESCOLHIDA?
  • QUAIS FRUTAS TÊM QUASE A MESMA QUANTIDADE?
  • TEM ALGUMA FRUTA QUE NINGUÉM ESCOLHEU?

As imagens estão disponíveis em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de maio de 2025.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: TABELAS E GRÁFICOS

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Tabelas e Gráficos – 1° ano

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

 VEJA COM OS SEUS COLEGAS E MONTE A TABELA:

QUESTÃO 2

MONTE O GRÁFICO USANDO OS DADOS DA TABELA ACIMA.

QUESTÃO 3

OBSERVE O GRÁFICO REFERENTE E RESOLVA AS QUESTÕES 3 E 4:

O ANO QUE CONSUMIU MAIS PLÁSTICO É

(A) 2022 

(B) 2023

(C) 2024

(D) 2023 E 2024.

    QUESTÃO 4

    O ANO QUE CONSUMIU MAIS PAPEL É

    (A) 2022 

    (B) 2023

    (C) 2024

    (D) 2023 E 2024.


    Autoria:Gabriele Leandro Dias
    Formação: Pedagogia
    Componente Curricular:Matemática
    Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos (tratamento da informação)
    Habilidades:(EF01MA21-D) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias. 
    Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
    Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.