ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LEGENDA EM GRÁFICOS
NAS ÚLTIMAS AULAS, TEMOS APRENDIDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL LEGENDA E DESCOBRIMOS QUE ELE APARECE EM DIFERENTES CONTEXTOS. ELA AJUDA A ENTENDER MELHOR O QUE AS IMAGENS MOSTRAM. MAS VOCÊ SABIA QUE A LEGENDA TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NOS GRÁFICOS?
ISSO MESMO! NOS GRÁFICOS, A LEGENDA TEM A FUNÇÃO DE EXPLICAR O QUE CADA COR, DESENHO OU SÍMBOLO QUER DIZER.
VAMOS OBSERVAR ESTE GRÁFICO COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DA TURMA DE 1º ANO DA ESCOLA PEDACINHO DE LUZ:

A LEGENDA MOSTRA O NOME DE CADA ANIMAL E A COR QUE O REPRESENTA NO GRÁFICO. ASSIM, FICA FÁCIL SABER QUE O AZUL É O CACHORRO, O VERDE É O GATO, O AMARELO É O PEIXE E O VERMELHO É O PÁSSARO.
QUANDO LEMOS A LEGENDA, CONSEGUIMOS ENTENDER O QUE O GRÁFICO QUER NOS CONTAR. NESTE EXEMPLO, DESCOBRIMOS QUE O CACHORRO É O ANIMAL MAIS QUERIDO DA TURMA!
APRENDER A LER LEGENDAS AJUDA MUITO NA HORA DE INTERPRETAR GRÁFICOS, TABELAS E IMAGENS. É COMO SE A LEGENDA FOSSE UMA “CHAVE” QUE ABRE O SIGNIFICADO DO QUE ESTAMOS VENDO. POR ISSO, SEMPRE QUE OBSERVAR UM GRÁFICO, PROCURE A LEGENDA E VEJA O QUE ELA TEM A DIZER!
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva. Apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG4mmlx0Fo/g7bLOh6-uh90dr5XPJ_umA/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO.

DE ACORDO COM ESTE GRÁFICO A LEGENDA MOSTRA
(A) OS NOMES DAS CORES PREFERIDAS DA TURMA REPRESENTADO POR BARRAS.
(B) OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DA TURMA REPRESENTADOS POR CORES.
(C) A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS QUE A TURMA TODA TEM EM SUA CASA.
(D) AS CORES DE CADA BRINQUEDO QUE A TURMA TODA TEM NA ESCOLA.
QUESTÃO 2
DE ACORDO COM OS DADOS APRESENTADOS PELO GRÁFICO PODEMOS AFIRMAR QUE
(A) OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DA TURMA SÃO PELÚCIA E BONECAS.
(B) OS BRINQUEDOS QUE A TURMA MENOS GOSTAM SÃO CARRINHO E BONECA.
(C) OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DA TURMA SÃO BONECA E CARRINHO.
(D) OS JOGOS DE TABULEIROS E PELÚCIA SÃO OS PREFERIDOS DA TURMA.
QUESTÃO 3
POR QUE VOCÊ ACHA QUE A LEGENDA NESTE GRÁFICO DA QUESTÃO 1 É IMPORTANTE? SE NÃO EXISTISSE A LEGENDA QUAL DIFICULDADE SERIA ENCONTRADA NA INTERPRETAÇÃO DELE?
QUESTÃO 4
AGORA É A SUA VEZ DE ENTREVISTAR OS COLEGAS E DEPOIS CONSTRUIR UM GRÁFICO COM AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ COLETAR. PRIMEIRO DESCUBRA:
A) QUANTOS COLEGAS NA SUA SALA GOSTAM DE BANANA?

B) QUANTO COLEGAS NA SUA SALA GOSTAM DE MAÇÃ?

C) QUANTOS COLEGAS NA SUA SALA GOSTAM DE MELANCIA?

D) QUANTOS COLEGAS NA SUA SALA GOSTAM DE LARANJA?

- AGORA COM ESTES NÚMEROS COLETADOS, ESCOLHA UMA COR PARA REPRESENTAR CADA FRUTA E CONSTRUIR SUA LEGENDA.
BANANA ____________
MAÇÃ ______________
MELANCIA ___________
LARANJA ____________
- PINTE UM QUADRADINHO PARA CADA COLEGA QUE GOSTA DA RESPECTIVA FRUTA. POR EXEMPLO, SE TEM 5 COLEGAS QUE GOSTAM DE MAÇÃ E VOCÊ ESCOLHEU A COR VERMELHA PARA REPRESENTAR A MAÇÃ, VOCÊ DEVE PINTAR 5 QUADRADINHOS DE VERMELHO.

QUESTÃO 5
AGORA OBSERVANDO O GRÁFICO QUE VOCÊ FEZ COMPLETE AS FRASES.
A) A MAIOR BARRA REPRESENTA A FRUTA _________________ DOS ALUNOS.
B) A MENOR BARRA REPRESENTA A FRUTA QUE OS ALUNOS __________ GOSTAM.
C) PODEMOS CONCLUIR QUE _________________ GOSTAM DAS MESMAS FRUTAS.
D) A LEGENDA SERVE PARA _______________ AS FRUTAS MOSTRADAS NO GRÁFICO.
E) O GRÁFICO DA QUESTÃO 4 MOSTRA AS _____________ PREFERIDAS DA TURMA.

QUESTÃO 6
SE VOCÊ FOSSE COLOCAR OS NOMES DAS FRUTAS, DO GRÁFICO QUE CONSTRUIU NA QUESTÃO 4, EM ORDEM ALFABÉTICA, COMO FICARIAM ESSES NOMES? ESCREVA-OS ABAIXO NA ORDEM ALFABÉTICA.
HORA DE APRENDER BRINCANDO
| Autoria: | Andrielly Campos |
| Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
| Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
| Objeto(s) de Conhecimento: | Estratégias de leitura: – Antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação. – Localização de informações explícitas em textos. – Compreensão e interpretação de imagens, gráficos, tabelas em textos. |
| Habilidades: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto. |
| Descritores: | D1- Identificar letras entre desenhos, números e outros símbolos gráficos. D2- Reconhecer as letras do alfabeto. D13 – Localizar informação explícita. |
| Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 13/11/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 2º semestre. SME, 2023. >Acesso em 13/11/2025. ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021. |


