You are currently viewing Língua Portuguesa: Aprendendo com Humor

Língua Portuguesa: Aprendendo com Humor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Imagem criada no canva.com

O Poder do Riso

O humor está em toda parte: nas piadas que contamos, nos cartuns dos jornais, nas tirinhas e nas anedotas que ouvimos na escola.
Mas será que rir é só se divertir? 

Na verdade, o humor também ensina e faz pensar.
Uma piada ou um cartum pode mostrar uma crítica social, revelar uma verdade escondida ou até ensinar uma lição — tudo isso com leveza e criatividade!

Vamos começar com uma piadinha?

Um aluno chega para a professora e diz:

— Professora, posso ser punido por algo que não fiz?
— Claro que não!

 — Ufa! Ainda bem, porque eu não fiz a lição!

O que acontece aqui?
O aluno usa a esperteza para brincar com as palavras — e o humor nasce do duplo sentido da frase “algo que não fiz”.

A piada é uma frase curta ou historinha rápida, criada com o objetivo principal de fazer rir.

Geralmente, termina com uma surpresa engraçada, o que chamamos de “punchline” — aquela virada inesperada no final.

E que tal uma anedota?

Uma  senhora chegou ao médico e disse:

— Doutor, tenho um problema com a memória.

— E há quanto tempo?

— Há o quê, doutor?

A anedota tem uma situação construída e o humor vem da surpresa no final — é quase uma micro-narrativa humorística!

Uma anedota é uma pequena narrativa engraçada, geralmente baseada em situações do cotidiano.
Ela pode ou não ser verdadeira — o importante é que tenha humor e, muitas vezes, uma mensagem ou reflexão leve no final.É como se fosse uma história curta contada para fazer rir (ou pensar rindo).

Agora, um cartum para refletir:

Aqui, o humor faz pensar sobre como estamos apegados à tecnologia.

O cartum é um desenho com humor e crítica, que faz o leitor pensar sobre a sociedade.

Ele pode falar de temas como comportamento, política, meio ambiente ou tecnologia — sempre com leveza e ironia.

 Quando lemos textos de humor, precisamos observar:

 Quem fala (o autor ou personagem);
Com que intenção (fazer rir, criticar, refletir);
O contexto (onde e por que foi criado);
O duplo sentido — aquilo que está nas entrelinhas.

O humor é, portanto, uma forma inteligente de olhar o mundo.
Ele nos ajuda a rir, pensar e compreender melhor as pessoas e as situações.

 Quem aprende a rir com consciência, aprende também a pensar melhor! 

Assista à videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/aEkKdfo52Ds

Responda às perguntas

QUESTÃO 01

O principal objetivo das piadas, anedotas e cartuns é

(A) ensinar as operações matemáticas.

(B) fazer rir e, às vezes, levar à reflexão.

(C) contar histórias longas e sem sentido.

(D) descrever fatos reais da atualidade.

QUESTÃO 02

Para compreender um texto de humor, devemos observar

(A) apenas o título do texto apresentado.

b) as palavras mais difíceis de entender.

c) o contexto e a intenção do autor.

d) a parte gramatical presente no texto.

QUESTÃO 03

Quando um cartum usa humor para criticar algo, ele está

(A) fazendo uma crítica social.

(B) contando uma fábula.

(C) reproduzindo uma notícia.

(D) descrevendo um cenário.

QUESTÃO 04

A crônica é um tipo de texto que

(A) apresenta um enredo longo e cheio de aventuras.

(B) fala de fatos do cotidiano com leveza e humor.

(C) conta histórias de heróis e deuses antigos.

(D) usa rimas e versos para emocionar.

QUESTÃO 05

(1) Piada

(2) Anedota

(3) Cartum

( ) É um desenho com humor e crítica, que faz refletir sobre comportamentos e fatos da sociedade.

( ) É uma história curta e engraçada, com uma surpresa no final, feita apenas para divertir.

( ) É uma pequena narrativa que conta uma situação do dia a dia de forma divertida e, às vezes, faz pensar.

QUESTÃO 06

Crie uma piadinha ou anedota sobre o dia a dia da escola.

Ela precisa ter um toque de humor e, se possível, uma mensagem escondida!


AutoriaProfessora Dra. Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras – Português/ Inglês Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa
DescritorD4 – Inferir uma informações implícitas em um texto.   
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimentoTextos instrucionais de regras de jogos, anedotas, piadas e cartuns
Habilidades(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. 
ReferênciasBORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. 
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com.  
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018.