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Fonte: Porcentagem - Acervo NEC produzido com canva.com

MATEMÁTICA – PORCENTAGEM: UM CASO DE PROPORCIONALIDADE

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Porcentagem

Leia com atenção a notícia a seguir:

Fonte: Notícia sobre estudantes brasileiros – Acervo NEC – produzido no canva.com.

Na notícia acima, aparece um número em destaque: 80%. Mesmo sem sabermos quantos estudantes estão matriculados na educação básica no Brasil, esse número nos mostra que a maioria deles estuda na rede pública de ensino. 

O número 80% (oitenta por cento) está escrito na forma de porcentagem. E quer dizer que, a cada 100 estudantes, 80  estudam na rede pública.

Mas o que é porcentagem?

Porcentagem é uma forma de representar uma parte de algo que foi dividido em 100 partes iguais. Veja os exemplos:

  • 10% significa 10 partes de 100;
  • 35% é o mesmo que 35 partes de 100;
  • 72% significa 72 partes de 100.

Por isso, uma porcentagem pode ser escrita na forma de fração com denominador é 100 (fração centesimal). 

Cálculo com porcentagem

Quando calculamos uma porcentagem de um valor, estamos estabelecendo uma proporcionalidade. Isso acontece porque a porcentagem depende do valor total. Por exemplo: 30% de 100 não é o mesmo que 30% de 450, pois os valores totais são diferentes.

Exemplo 1: Numa certa escola com 300 estudantes, 42% deles praticam esportes. Quantos são os estudantes dessa escola que praticam esportes?

Exemplo 2: Na biblioteca da escola tem 420 livros. Destes, 35% são de literatura infantil. Quantos são os livros de literatura infantil?

A porcentagem é uma forma prática de comparar quantidades. É muito comum ter porcentagem em textos de notícias, promoções, pesquisas e muitos outros contextos do dia a dia. Aprender a calculá-la ajuda a interpretar melhor informações importantes e resolver problemas cotidianos. Para rever os conteúdos apresentados acima, assista à videoaula “Porcentagem: partes de 100”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.

Agora, use o que aprendeu aqui para resolver as atividades a seguir.

QUESTÃO 1

As cartas a seguir fazem parte de um jogo em que o jogador deve relacionar as formas equivalentes de representação da porcentagem: porcentagem, fração e número decimal. Veja o exemplo:

Fonte: Jogo de cartas de porcentagem e suas equivalências – Acervo NEC produzido no canva.com.

Agora é a sua vez! Ligue cada carta em destaque com o valor equivalente.

QUESTÃO 2

Fonte: Previsão do tempo – Acervo NEC produzido no canva.com

A previsão do tempo indicava 50mm de chuva, mas choveu apenas 20mm. Isto equivale a ____% do previsto. 

A porcentagem que completa corretamente a frase é

(A) 20%.

(B) 30%.

(C) 40%.

(D) 50%.

QUESTÃO 3

Jean está guardando dinheiro para comprar um videogame que custa R$1.850,00. Ele já conseguiu guardar 45% do valor do videogame. 

A) Quantos reais Jean já conseguiu guardar?

B) Quantos reais ainda precisa para comprar o videogame?

QUESTÃO 4

Tenho uma lâmpada comum em minha casa que consome 20kWh por mês. A lâmpada de LED gasta 40% menos energia que a lâmpada comum. Quantos kWh vou economizar trocando a lâmpada comum por uma de LED?

QUESTÃO 5

A fração equivalente a 60% é

(A) 3/5.

(B) 4/3.

(C) 6/5.

(D) 7/10.

AUTORIACristiane Soares de Souza
FORMAÇÃOMatemática – Licenciatura
COMPONENTE CURRICULARMatemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO / CONTEÚDOS:Noção de porcentagem; fração centesimal; forma decimal; cálculo da porcentagem de um valor; taxa de porcentagem.
HABILIDADE(S):(EF06MA13-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso de regra de três, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
DESCRITOR(ES):D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
REFERÊNCIA:MELO, Pablo Henrique do Nascimento. et al. A construção do conceito de porcentagem nos anos iniciais. CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_
EV200_MD1_ID12366_TB4733_23102024224920.pdf, acessado em 05/11/25.

SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP.