You are currently viewing Matemática – Solucionando Problemas de Divisão

Matemática – Solucionando Problemas de Divisão

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Solucionando Problemas de Divisão

Quando realizamos uma divisão, estamos organizando ou distribuindo uma quantidade em partes iguais. A divisão aparece em muitas situações do nosso dia a dia: ao dividir um pacote de figurinhas com os amigos, organizar cadeiras em fileiras ou colocar brinquedos em caixas. Por isso, é muito importante entender bem como ela funciona.

Existem dois significados principais da divisão:

Repartição Equitativa: Acontece quando queremos repartir algo de forma justa, para que todos recebam a mesma quantidade.

Exemplo: Tenho 12 livros e quero dividir igualmente entre 3 alunos.

12 ÷ 3 = 4 → Cada aluno recebe 4 livros. Aqui não sobra nada, então dizemos que a divisão tem resto zero.

Medida (ou Contagem de Grupos): Acontece quando queremos descobrir quantas vezes um número cabe dentro do outro.

Exemplo: Tenho 10 figurinhas e quero colocar 4 em cada envelope.

10 ÷ 4 = 2 envelopes completos e sobram 2 figurinhas. Nesse caso, temos resto diferente de zero, pois a divisão não foi exata.

Quando o resultado cabe certinho, sem sobrar nada → resto zero

Quando sobra algo → resto diferente de zero

Para resolver divisões, cada estudante pode usar diferentes estratégias pessoais, como desenhos, agrupamento de objetos, palitos de contar, continhas armadas ou tabelinhas. O mais importante é registrar o pensamento e conseguir explicar como chegou ao resultado.

Ao compreender os dois tipos de divisão e seus significados, você será capaz de analisar diferentes situações e escolher a melhor forma de resolver cada problema. A divisão é uma habilidade que vamos usar muito nas próximas séries, então vamos praticar bastante e aprender juntos!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Solucionando Problemas de Divisão – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/sM9S_1Eg3YM>. Acesso em: 19, nov. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Dani tem 18 lápis para dividir em 6 estojos. Em cada estojo ela colocará

(A) 2 lápis.

(B) 3 lápis. 

(C) 4 lápis. 

(D) 6 lápis.

QUESTÃO 2

Em uma sala há 20 cadeiras. Cada fileira deve ter 4 cadeiras. Então, serão formadas

(A) 4 fileiras e sobra 1 cadeira.

(B) 5 fileiras certinhas.

(C) 6 fileiras com resto.

(D) 3 fileiras e sobram 2.

QUESTÃO 3

Pedro tem 14 figurinhas e quer colocar 5 em cada envelope. Quantos envelopes ele usa? Quantas figurinhas sobram? Mostre seu raciocínio.

QUESTÃO 4

Divida 27 balas em 4 grupos iguais. Quantas ficam em cada grupo? Há sobras?

QUESTÃO 5

Represente 15 ÷ 3 usando desenho ou continha. A divisão tem resto zero ou diferente de zero?

QUESTÃO 6

Em cada caixa cabem 8 brinquedos. Se temos 25 brinquedos, quantas caixas enchemos? Quantos brinquedos ficam de fora?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA08-B) Analisar soluções de problemas envolvendo a divisão com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais  
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 17, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, nov. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 17, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 17, nov. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.