Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Solucionando Problemas de Divisão
Quando realizamos uma divisão, estamos organizando ou distribuindo uma quantidade em partes iguais. A divisão aparece em muitas situações do nosso dia a dia: ao dividir um pacote de figurinhas com os amigos, organizar cadeiras em fileiras ou colocar brinquedos em caixas. Por isso, é muito importante entender bem como ela funciona.
Existem dois significados principais da divisão:
Repartição Equitativa: Acontece quando queremos repartir algo de forma justa, para que todos recebam a mesma quantidade.
Exemplo: Tenho 12 livros e quero dividir igualmente entre 3 alunos.
12 ÷ 3 = 4 → Cada aluno recebe 4 livros. Aqui não sobra nada, então dizemos que a divisão tem resto zero.

Medida (ou Contagem de Grupos): Acontece quando queremos descobrir quantas vezes um número cabe dentro do outro.
Exemplo: Tenho 10 figurinhas e quero colocar 4 em cada envelope.
10 ÷ 4 = 2 envelopes completos e sobram 2 figurinhas. Nesse caso, temos resto diferente de zero, pois a divisão não foi exata.

Quando o resultado cabe certinho, sem sobrar nada → resto zero
Quando sobra algo → resto diferente de zero
Para resolver divisões, cada estudante pode usar diferentes estratégias pessoais, como desenhos, agrupamento de objetos, palitos de contar, continhas armadas ou tabelinhas. O mais importante é registrar o pensamento e conseguir explicar como chegou ao resultado.
Ao compreender os dois tipos de divisão e seus significados, você será capaz de analisar diferentes situações e escolher a melhor forma de resolver cada problema. A divisão é uma habilidade que vamos usar muito nas próximas séries, então vamos praticar bastante e aprender juntos!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Dani tem 18 lápis para dividir em 6 estojos. Em cada estojo ela colocará
(A) 2 lápis.
(B) 3 lápis.
(C) 4 lápis.
(D) 6 lápis.
QUESTÃO 2
Em uma sala há 20 cadeiras. Cada fileira deve ter 4 cadeiras. Então, serão formadas
(A) 4 fileiras e sobra 1 cadeira.
(B) 5 fileiras certinhas.
(C) 6 fileiras com resto.
(D) 3 fileiras e sobram 2.
QUESTÃO 3
Pedro tem 14 figurinhas e quer colocar 5 em cada envelope. Quantos envelopes ele usa? Quantas figurinhas sobram? Mostre seu raciocínio.
QUESTÃO 4
Divida 27 balas em 4 grupos iguais. Quantas ficam em cada grupo? Há sobras?
QUESTÃO 5
Represente 15 ÷ 3 usando desenho ou continha. A divisão tem resto zero ou diferente de zero?
QUESTÃO 6
Em cada caixa cabem 8 brinquedos. Se temos 25 brinquedos, quantas caixas enchemos? Quantos brinquedos ficam de fora?
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA08-B) Analisar soluções de problemas envolvendo a divisão com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais |
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 17, nov. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 17, nov. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 17, nov. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 17, nov. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
