ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
QUAL É O TEMA?
ESTAMOS APRENDENDO SOBRE OS CONTOS, E SABIA QUE OS CONTOS DE FADAS TAMBÉM TÊM UM TEMA? MAS O QUE É ISSO, AFINAL? O TEMA DE UM TEXTO É O ASSUNTO PRINCIPAL SOBRE O QUAL A HISTÓRIA FALA. É AQUILO QUE O TEXTO QUER NOS CONTAR OU NOS FAZER PENSAR.
POR EXEMPLO, QUANDO LEMOS O CONTO DA “CHAPEUZINHO VERMELHO”, O TEMA PODE SER O CUIDADO COM OS PERIGOS OU A OBEDIÊNCIA À MÃE. JÁ EM “CINDERELA”, O TEMA PODE SER A BONDADE E A ESPERANÇA, MOSTRANDO QUE PESSOAS BOAS PODEM TER FINAIS FELIZES. NO CONTO DOS “TRÊS PORQUINHOS”, O TEMA É O TRABALHO E A ESPERTEZA, ENSINANDO QUE O ESFORÇO E A DEDICAÇÃO TRAZEM BONS RESULTADOS.

CADA HISTÓRIA TEM UM TEMA DIFERENTE, E ELE AJUDA O LEITOR A ENTENDER MELHOR A MENSAGEM QUE O AUTOR QUIS PASSAR. O TEMA É COMO O CORAÇÃO DA HISTÓRIA, AQUILO QUE DÁ SENTIDO A TUDO.
QUANDO VOCÊ LÊ UM CONTO, PODE SE PERGUNTAR: “SOBRE O QUE ESSA HISTÓRIA ESTÁ FALANDO?”. ESSA PERGUNTA AJUDA A DESCOBRIR O TEMA. PODE SER AMIZADE, CORAGEM, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, AMOR À NATUREZA OU ATÉ JUSTIÇA.
OS CONTOS DE FADAS SÃO CHEIOS DE TEMAS IMPORTANTES. ELES FALAM SOBRE SENTIMENTOS, VALORES E ATITUDES QUE NOS ENSINAM A SER PESSOAS MELHORES. POR ISSO, LER CONTOS É TÃO DIVERTIDO E TAMBÉM FAZ A GENTE PENSAR.
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O QUE É O TEMA, QUE TAL TENTAR DESCOBRIR O TEMA DO SEU CONTO DE FADAS PREFERIDO?
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGzcVIjShE/rPRLdDpd3hR2FfiA96J3VQ/edit?utm_content=DAGzcVIjShE&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 05/11/2025.
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG3024sOCQ/_wn-w6C5M9sSs0v0ZwtpJA/edit
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1
LEIA O POEMA ABAIXO COM A AJUDA DA PROFESSORA.

PODEMOS DIZER QUE O TEMA DESTE POEMA É
(A) ENTENDER QUE CADA PESSOA PODE VER O MUNDO DE UM JEITO DIFERENTE.
(B) SENTIR-SE TRISTE POR SER PEQUENO E QUERER SER MAIOR QUE OS OUTROS.
(C) IMAGINAR COMO CONVERSAR COM OS BICHINHOS QUE VIVEM NO CHÃO.
(D) QUERER CRESCER LOGO PARA ENXERGAR TUDO MELHOR E MAIS DE PERTO.
QUESTÃO 2
PARA DESCOBRIR O TEMA DE UM TEXTO, DEVEMOS OBSERVAR
(A) OS NOMES DOS PERSONAGENS E OS LUGARES ONDE ELES MORAM.
(B) AS PALAVRAS MAIS BONITAS E DIFERENTES QUE APARECEM NA HISTÓRIA.
(C) O ASSUNTO PRINCIPAL SOBRE O QUAL O TEXTO FALA DO COMEÇO AO FIM.
(D) AS PARTES MAIS ENGRAÇADAS OU TRISTES QUE CHAMAM MAIS ATENÇÃO.
QUESTÃO 3
VOCÊ TEM UM CONTO DE FADAS PREFERIDO? QUAL É? CONSEGUE IDENTIFICAR QUAL O TEMA QUE ESTE CONTO APRESENTA?
QUESTÃO 4
LIGUE O CONTO DE FADAS AO TEMA QUE COMBINA COM ELE:

QUESTÃO 5
MARQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO:
( ) O TEMA É O MESMO QUE O NOME DOS PERSONAGENS.
( ) O TEMA MOSTRA O ASSUNTO PRINCIPAL DA HISTÓRIA.
( ) TODA HISTÓRIA TEM UM TEMA.
( ) O TEMA SERVE APENAS PARA HISTÓRIAS TRISTES.
( ) O TEMA AJUDA O LEITOR A ENTENDER A MENSAGEM DO TEXTO.
QUESTÃO 6
RELEIA O POEMA DA QUESTÃO 1 E RESPONDA AS PERGUNTAS.
A) QUAL PALAVRA ESTÁ NO AUMENTATIVO?
___________________________________________________________________
B) COMO SERIA A PALAVRA, QUE ESTÁ NO AUMENTATIVO, DE FORMA NORMAL?
___________________________________________________________________
C) A PALAVRA GRANDÃO ESTÁ SE REFERINDO A QUEM?
___________________________________________________________________
D) PINTE A PALAVRA QUE ESTÁ NO AUMENTATIVO.
| Autoria: | Andrielly Campos |
| Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
| Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
| Objeto(s) de Conhecimento: | Compreensão em leitura: – Leitura e compreensão de gêneros do campo investigativo. – Identificação de tema/assunto e situação comunicativa de textos do campo investigativo. Escuta atenta: – Desenvolvimento da escuta atenta para melhoria da comunicação e da interação com o grupo. – Desenvolvimento do senso crítico após escuta atenta. Escrita compartilhada: – Produção de cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital: convenções do gênero, situação comunicativa e o tema/assunto do texto. – Produção de anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão. – Opinião e defesa do ponto de vista sobre tema polêmico. – Produção de roteiro para edição de uma reportagem digital. – Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto. – Utilização dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado ao gênero e articuladores de relações de sentido. – Utilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais na produção de textos do campo da vida pública. |
| Habilidades: | (EF12LP17-B) Identificar o tema/assunto dos textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, de forma reflexiva e dialogada. (EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário, respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo.(EF12LP11-B) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, os gêneros previstos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.(EF12LP12-C) Considerar, no planejamento e na escrita, a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. |
| Descritor: | D09 Localizar informação explícita em textos. D10 Identificar o tema ou o assunto global do texto. D13 Identificar o gênero do texto |
| Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 05/11/2025. GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 1º semestre. SME, 2023. >Acesso em 05/11/2025. CARPANEDA, Isabella. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços – Língua Portuguesa – volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli Fr Oliveira; ABROMOVICK, Márcia Cristina. Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 2º ano. 9. ed. São Paulo: Sm, 2021. |

