Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de Fração
Quando pensamos em números, normalmente lembramos dos números inteiros: 1, 2, 3, 4… Mas existem situações do dia a dia em que precisamos representar partes de algo. Imagine uma pizza inteira. Se você a divide em 4 pedaços iguais e come 1, você comeu 1/4 da pizza. Esse tipo de número é chamado de fração! A fração mostra quantas partes iguais pegamos de um total.

Uma fração tem dois números: o de cima, chamado numerador, que mostra quantas partes pegamos; e o de baixo, chamado denominador, que mostra em quantas partes iguais dividimos o todo. Por exemplo: 3/8 significa que o todo foi dividido em 8 partes iguais e estamos usando 3 dessas partes.

Quando o numerador é menor que o denominador, chamamos a fração de fração própria. Isso quer dizer que estamos usando menos de um inteiro, como 2/5 ou 3/7. Já quando o numerador é maior que o denominador, temos uma fração imprópria, indicando mais de um inteiro, como 7/4 ou 9/3.
Também podemos representar partes usando números decimais. Você já viu isso ao falar de dinheiro: R$0,50 corresponde a cinquenta centavos, que é metade de um real. Isso significa que 0,5 e 1/2 representam a mesma quantidade. Os decimais são outra forma de mostrar pedaços de um inteiro.
Essas representações são muito usadas no cotidiano: ao medir ingredientes em uma receita, ao calcular quanto de suco foi bebido, ao ler preços no mercado ou até ao dividir tempo. Entender frações e números decimais nos ajuda a compreender melhor o mundo e resolver problemas de forma mais inteligente.
Aprender a ler e escrever esses números torna a matemática mais divertida, porque descobrimos como cada “partezinha” tem valor e como tudo pode ser dividido de maneira justa, lógica e interessante!
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Quando dizemos que comemos 1/4 de uma pizza, isso significa que
(A) a pizza foi dividida em 4 pedaços e comemos todos.
(B) a pizza foi dividida em 4 partes iguais e comemos uma delas.
(C) a pizza foi cortada ao meio e comemos uma parte.
(D) a pizza foi cortada em 5 pedaços e comemos dois.
QUESTÃO 2
Temos uma fração imprópria em
(A) 2/5.
(B) 3/7.
(C) 7/4.
(D) 1/3.
QUESTÃO 3
Qual é a diferença entre o numerador e o denominador de uma fração? Dê um exemplo para ilustrar.
QUESTÃO 4
Quando usamos números decimais no dia a dia? Cite dois exemplos de situações em que eles aparecem.
QUESTÃO 5
Observe as frações abaixo e represente cada uma por meio de um desenho. Após escreva como se lê cada fração (Exemplo: 2/8 – Dois oitavos).
Você pode usar pizzas, barras de chocolate, retângulos, círculos ou quadrados — o importante é mostrar as partes divididas e as partes pintadas.
a) 1/2
b) 2/4
c) 3/6
d) 1/3
e) 3/5
f) 4/8
g) 5/10
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário, de forma fácil para a compreensão das crianças. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 06, nov. out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 06, nov. out. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 06, nov. out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 06, nov. out. 2025. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |
