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Matemática – Desvendando a Divisão

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Desvendando a Divisão

Você já precisou dividir alguma coisa com seus amigos? Imagine que você tem 10 pirulitos e quer repartir igualmente com seu melhor amigo. Se cada um receber 5 pirulitos, quer dizer que fizemos uma repartição equitativa, pois cada pessoa ficou com a mesma quantidade. Assim, dizemos que 10 dividido por 2 é igual a 5. Fácil, né?

A divisão aparece em muitas situações do dia a dia. Pode ser ao separar lápis, organizar brinquedos ou até na cozinha, quando seguimos uma receita. Se uma pizza tem 8 pedaços e há 4 pessoas, cada uma recebe 2 pedaços. Dividimos igualmente!

Mas a divisão também pode ser vista de outro jeito: pensando em quantas vezes um número cabe dentro do outro. Por exemplo: 2 cabe 5 vezes em 10. É como dizer quantos grupos de 2 podemos formar com 10 unidades. Esse tipo de divisão se chama medida.

Às vezes, a divisão não dá certinho. Se você tem 9 figurinhas e vai repartir igualmente entre 4 amigos, cada um recebe 2, e sobram 1. Essa figurinha que sobra é chamada de resto. Ele aparece quando a divisão não é exata.

→ 9 ÷ 4 = 2 e sobra 1.

Para aprender melhor, podemos usar vários materiais:

Para aprender melhor, podemos usar vários materiais:

  • desenhos
  • papel quadriculado
  • tampinhas
  • palitos
  • receitas
  • esquemas e símbolos

Podemos desenhar grupos, circular objetos, marcar no papel ou escrever a conta. O importante é conseguir explicar seu raciocínio e entender como a divisão funciona.

A divisão ajuda a organizar a vida, a planejar e a pensar logicamente. Com ela, aprendemos a ser justos e a encontrar soluções. Que tal treinar mais um pouquinho? Vamos aos desafios!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Desvendando a Divisão – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/r-YsyEKNDus>. Acesso em: 13, nov. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

João tem 12 bolas e quer dividir igualmente entre 3 amigos. Cada um receberá

(A) 4 balas.

(B) 3 balas.

(C) 6 balas.

(D) 2 balas.

QUESTÃO 2

Em 10 chocolates, podemos formar

a) 4 grupos de 2.

b) 5 grupos de 2.

c) 6 grupos de 2.

d) 2 grupos de 2.

QUESTÃO 3

Faça um desenho mostrando 6 balas divididas entre 3 pessoas.

QUESTÃO 4

Divida 15 lápis entre 5 crianças. Quantos lápis cada criança receberão?

QUESTÃO 5

Lista de divisão.

Você terá dois dias para resolver este desafio: O Detetive da Divisão. Descubra os resultados:

a) 10 ÷ 2 =

b) 12 ÷ 3 =

c) 15 ÷ 5 =

d) 18 ÷ 6 =

e) 16 ÷ 4 =

f) 7 ÷ 3 =

g) 10 ÷ 4 =

h) 12 ÷ 5 =

i) 9 ÷ 2 =

j) 11 ÷ 4 =


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
-Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  

(EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 11, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 11, nov. 2025.   SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.