Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Desvendando a Divisão
Você já precisou dividir alguma coisa com seus amigos? Imagine que você tem 10 pirulitos e quer repartir igualmente com seu melhor amigo. Se cada um receber 5 pirulitos, quer dizer que fizemos uma repartição equitativa, pois cada pessoa ficou com a mesma quantidade. Assim, dizemos que 10 dividido por 2 é igual a 5. Fácil, né?
A divisão aparece em muitas situações do dia a dia. Pode ser ao separar lápis, organizar brinquedos ou até na cozinha, quando seguimos uma receita. Se uma pizza tem 8 pedaços e há 4 pessoas, cada uma recebe 2 pedaços. Dividimos igualmente!

Mas a divisão também pode ser vista de outro jeito: pensando em quantas vezes um número cabe dentro do outro. Por exemplo: 2 cabe 5 vezes em 10. É como dizer quantos grupos de 2 podemos formar com 10 unidades. Esse tipo de divisão se chama medida.
Às vezes, a divisão não dá certinho. Se você tem 9 figurinhas e vai repartir igualmente entre 4 amigos, cada um recebe 2, e sobram 1. Essa figurinha que sobra é chamada de resto. Ele aparece quando a divisão não é exata.
→ 9 ÷ 4 = 2 e sobra 1.
Para aprender melhor, podemos usar vários materiais:
Para aprender melhor, podemos usar vários materiais:
- desenhos
- papel quadriculado
- tampinhas
- palitos
- receitas
- esquemas e símbolos
Podemos desenhar grupos, circular objetos, marcar no papel ou escrever a conta. O importante é conseguir explicar seu raciocínio e entender como a divisão funciona.
A divisão ajuda a organizar a vida, a planejar e a pensar logicamente. Com ela, aprendemos a ser justos e a encontrar soluções. Que tal treinar mais um pouquinho? Vamos aos desafios!
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
João tem 12 bolas e quer dividir igualmente entre 3 amigos. Cada um receberá
(A) 4 balas.
(B) 3 balas.
(C) 6 balas.
(D) 2 balas.
QUESTÃO 2
Em 10 chocolates, podemos formar
a) 4 grupos de 2.
b) 5 grupos de 2.
c) 6 grupos de 2.
d) 2 grupos de 2.
QUESTÃO 3
Faça um desenho mostrando 6 balas divididas entre 3 pessoas.
QUESTÃO 4
Divida 15 lápis entre 5 crianças. Quantos lápis cada criança receberão?
QUESTÃO 5
Lista de divisão.
Você terá dois dias para resolver este desafio: O Detetive da Divisão. Descubra os resultados:
a) 10 ÷ 2 =
b) 12 ÷ 3 =
c) 15 ÷ 5 =
d) 18 ÷ 6 =
e) 16 ÷ 4 =
f) 7 ÷ 3 =
g) 10 ÷ 4 =
h) 12 ÷ 5 =
i) 9 ÷ 2 =
j) 11 ÷ 4 =
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; -Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos |
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 11, nov. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, nov. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 11, nov. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 11, nov. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
