You are currently viewing Educação Física – Jogos Populares

Educação Física – Jogos Populares

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

Fonte: Arquivo Pessoal

Jogos Populares

O jogo é uma manifestação cultural muito importante e sempre esteve presente na vida das pessoas. Ele aparece em diferentes momentos do nosso dia a dia, trazendo diversão, aproximando as pessoas e fortalecendo amizades. Além disso, contribui para o aprendizado das crianças e dos adolescentes, ensinando regras de convivência e valores como respeito, solidariedade, cooperação e empatia.

Com o tempo, as maneiras de jogar podem se manter ou se modificar, acompanhando as transformações da sociedade. Há vários tipos de jogos, como os populares, os de salão e os eletrônicos, que podem envolver competição ou cooperação entre os participantes.

Os jogos populares fazem parte da história e da cultura de um povo, refletindo seus costumes e valores. Eles transmitem tradições e conhecimentos de geração em geração. Ao participar dessas atividades, aprendemos sobre a forma de viver, pensar e se divertir das pessoas de diferentes lugares e épocas.

Também conhecidos como jogos tradicionais, os jogos populares fazem parte do folclore brasileiro. Na maioria das vezes, não se sabe quem os criou, pois surgiram há muito tempo e foram transmitidos oralmente, de pais para filhos e entre amigos. Mesmo com o passar dos anos e algumas mudanças em suas regras, eles mantêm seu conteúdo tradicional, continuando presentes e marcando a infância de muitas gerações.

Além de garantir momentos de alegria, os jogos populares têm um papel essencial na preservação da cultura, mantendo vivas as histórias e tradições do passado, conectando-as ao presente e valorizando as raízes culturais do nosso povo.

Em geral, esses jogos possuem regras simples e flexíveis, permitindo que os jogadores criem e adaptem suas próprias versões. Não exigem materiais caros nem espaços específicos, podendo ser praticados em diferentes lugares e por pessoas de todas as idades. Isso os torna acessíveis e inclusivos.

Entre os exemplos mais conhecidos estão bets, finca, bolinha de gude, amarelinha, pipa, bilboquê, salve a bandeirinha, barra manteiga, cabo de guerra, pular corda entre outros.

Assim, os jogos populares são simples e cheios de significado, pois unem aprendizado, cultura e prazer em jogar.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O PULAR CORDA COMO JOGO POPULAR

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

O jogo é uma manifestação cultural que pode aparecer de várias formas. Um tipo muito conhecido são os jogos populares, que são atividades

(A) modernas praticadas somente em computadores.

(B) criadas para serem vivenciados só em tabuleiros.

(C) antigas e transmitidas de geração em geração.

(D) competitivas que fazem parte dos Jogos Olímpicos.

QUESTÃO 2

Leia:

“Mesmo com o passar do tempo e algumas alterações em suas regras, os jogos populares preservam suas tradições e continuam fazendo parte da infância de muitas gerações.”

Com base nesse trecho, podemos dizer que uma característica importante dos jogos populares é

(A) mudar totalmente suas regras ao longo do tempo.

(B) depender do uso de materiais modernos e tecnológicos.

(C) manter suas tradições, mesmo passando por adaptações.

(D) desaparecer com o tempo e deixar de ser praticado.

QUESTÃO 3

Sobre as características dos jogos populares, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo:

( ) Possuem regras muito rígidas, que não podem ser alteradas pelos jogadores.

( ) Podem ser praticados em diversos lugares e por pessoas de diferentes idades.

( ) Exigem materiais caros e espaços específicos para serem realizados.

( ) Têm regras simples e flexíveis, o que os torna acessíveis e inclusivos.

QUESTÃO 4

Os jogos que são bem conhecidos no Brasil têm origens diversas. Eles vieram dos povos que formaram a nossa cultura, como os indígenas, os europeus e os africanos. Alguns exemplos de jogos populares, são

(A) esconde-esconde, finca e natação.

(B) bet, bolinha de gude e amarelinha.

(C) bambolê, pular corda e futebol.

(D) pipa, cabo de guerra e basquete.

QUESTÃO 5

Converse com seu responsável e descubra qual jogo popular ele mais gostava de praticar quando era criança. Depois, responda às perguntas abaixo:

a) Qual era o jogo preferido do seu responsável?

b) Onde e com quem ele costumava jogar?

c) Descreva como o jogo era realizado (explique o passo a passo e as principais regras). Faça também um desenho ou cole uma foto que represente esse jogo.

d) Que valores esse jogo ensina? Explique.

Lembrete: valores são princípios, atitudes e comportamentos importantes que aparecem quando as pessoas jogam (por exemplo: respeito, cooperação, honestidade, solidariedade).


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objeto de Conhecimento/ConteúdoJogos da cultura popular do Brasil e do mundo
Habilidades(GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais.
ReferênciasSANTOS, Sarah Galdino dos; VIANA, Gardênia Coelho; MADUREIRA, Tiago Luiz Macêdo; MELO, Itamárcia Oliveira de; NASCIMENTO, Daniele da Silva. Jogos e brincadeiras populares tradicionais aplicados à Educação Física escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 9., 2022, Campina Grande. Anais… Campina Grande: Editora Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16844_TB4026_29112022175401.pdf. Acesso em: 3 nov. 2025.
SOUZA, Marcelo Oliveira de. A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6º ano do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, 2018. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/PROPPI/marcelo_oliveira_de_souza.pdf. Acesso em: 10 nov. 2025.