You are currently viewing Matemática – Comprando com Inteligência

Matemática – Comprando com Inteligência

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Comprando com Inteligência

Em uma pequena cidade chamada Flor do Cerrado, viviam crianças muito curiosas, que adoravam visitar a feirinha da praça aos domingos. Lá, era possível encontrar frutas coloridas, brinquedos artesanais e até deliciosos doces caseiros. Cada banca tinha preços diferentes, e isso tornava o passeio ainda mais divertido!

Certo dia, a professora Marina decidiu levar sua turma para aprender como funcionam as compras do dia a dia. Ela explicou que, quando compramos algo, precisamos trocar dinheiro com atenção: entregar notas e moedas, receber troco e observar se os valores estão corretos. Logo, todos ficaram empolgados para experimentar!

No primeiro desafio, a turma conheceu o Seu Bento, o vendedor de brinquedos. Ele oferecia piões por 5 reais. Ana tinha uma nota de 10 reais e, ao pagar, recebeu 5 reais de troco. Ela percebeu que, além de se divertir, também estava aprendendo a comparar valores!

Depois, as crianças foram à banca de frutas. Uma maçã custava 3 reais e uma banana, 2 reais. João comparou os valores e escolheu a banana, pois era mais barata. Já Lara comprou uma maçã e usou desconto: em vez de 3 reais, pagou apenas 2 reais porque a fruta estava em promoção!

Por fim, a professora mostrou que, ao somar valores, podemos planejar melhor nossas compras. Se quisermos levar algo mais caro, podemos juntar dinheiro ao longo do tempo. Assim, aprendemos a guardar e cuidar dos nossos recursos, tomando decisões inteligentes. Nesse dia, a turma descobriu que matemática está em todo lugar, até mesmo no passeio à feira!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Comprando com Inteligência – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/1Uqb7zPS-cI>. Acesso em: 06, nov. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Ana comprou um pião por 5 reais e pagou com 10 reais. De troco, ela recebeu

(A) 10 reais.

(B) 3 reais.

(C) 5 reais.

(D) 1 real.

QUESTÃO 2

A banana custava 2 reais e a maçã 3 reais. Dessas, a fruta mais barata é a

(A) maçã.

(B) banana.

(C) pera.

(D) goiaba.

QUESTÃO 3

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Ao comprar um item e pagar com uma nota maior, devemos conferir se o troco está correto.

( ) Comparar preços ajuda a escolher produtos que cabem no nosso bolso.

( ) Desconto significa pagar mais caro por um produto.

( ) Em algumas compras, não precisamos usar dinheiro para pagar.

QUESTÃO 4

Desenhe uma cena de compra e venda na feirinha da cidade.

Você pode incluir:

O vendedor e o comprador;

O produto que está sendo vendido;

As notas e moedas usadas;

O troco sendo entregue.

Use sua criatividade e capriche nos detalhes!

QUESTÃO 5

Na feira, Pedro comprou uma caixa de morangos por R$ 8,00 e pagou com uma nota de R$ 20,00.

Quanto ele deve receber de troco?

QUESTÃO 6

Na barraca de brinquedos, um carrinho custa R$ 12,00 e uma bola custa R$ 10,00.

Laura tem R$ 15,00.

Ela pode comprar qual dos dois e ainda receber troco?

Quanto sobraria?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas: Sistema monetário brasileiro.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco.  

(EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.  
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 04, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.