ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS.

Jiu-jitsu brasileiro
O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais mais antigas do mundo e é conhecido por focar em técnicas de combate corpo a corpo no chão. Algumas teorias afirmam que ele surgiu na Índia, há mais de três mil anos antes de Cristo, onde era praticado por monges budistas como forma de defesa pessoal. Nessa prática, os monges utilizavam o corpo e o movimento do próprio inimigo contra ele.
Com o passar do tempo, essa técnica chegou à China e depois ao Japão, onde foi aperfeiçoada pelos samurais. No Japão, o Jiu-Jitsu fazia parte do treinamento dos guerreiros, que precisavam lutar mesmo quando estavam desarmados. Os golpes eram baseados em quedas, imobilizações e alavancas. Em japonês, jū significa “suavidade” e jutsu significa “arte” ou “técnica”, por isso o Jiu-Jitsu é conhecido como “a arte suave”.
O Jiu-Jitsu chegou ao Brasil no início do século XX com o lutador japonês Mitsuyo Maeda, chamado de Conde Koma. Ele veio divulgar as artes marciais e recebeu ajuda de Gastão Gracie, em Belém do Pará. Como forma de agradecimento, Maeda ensinou Jiu-Jitsu ao filho dele, Carlos Gracie.
Carlos e seus irmãos, principalmente Hélio Gracie, treinaram, estudaram e adaptaram as técnicas japonesas. Assim nasceu o Jiu-Jitsu Brasileiro, também chamado de Gracie Jiu-Jitsu. Esse estilo usa principalmente alavancas, torções e pressões para dominar o oponente no chão. Nas competições, são proibidos golpes como socos, chutes, cotoveladas, cabeçadas, pisões, mordidas e puxões de cabelo.
A família Gracie começou a desafiar lutadores de outras modalidades e mostrou que o Jiu-Jitsu brasileiro era muito eficiente, ajudando a transformar essa prática em um reconhecido esporte de combate que busca a vitória controlando o oponente. Sua popularização cresceu ainda mais com os torneios de Vale Tudo e MMA (Artes Marciais Mistas), especialmente após a criação do UFC, que levou o Jiu-Jitsu Brasileiro para o cenário internacional.
Hoje, no Brasil, muitas pessoas treinam a modalidade para performance, melhorar a saúde e aprender defesa pessoal. Além dos homens, ela também é praticada por mulheres, crianças e adolescentes, superando o estigma de ser um esporte violento ou exclusivamente masculino. Isso mostra como essa prática corporal evolui e se adapta às necessidades da sociedade atual.
Além disso, o Jiu-Jitsu Brasileiro é considerado patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará, reconhecendo sua importância histórica e cultural para o Brasil.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE JIU-JITSU BRASILEIRO E DEFESA PESSOAL
RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:
QUESTÃO 1
O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma modalidade que privilegia o combate no chão, valorizando a técnica e a estratégia acima da força física. Por isso, ele é classificado como um tipo de luta
(A) de média distância.
(B) corpo a corpo.
(C) de longa distância.
(D) que usa armas brancas.
QUESTÃO 2
O Jiu-Jitsu Brasileiro utiliza principalmente alavancas, torções e pressões para controlar o oponente no chão. Considerando esses princípios, é permitido na modalidade
(A) puxar o cabelo do oponente.
(B) aplicar estrangulamentos.
(C) dar joelhadas e cotoveladas.
(D) morder o adversário.
QUESTÃO 3
Segundo a Federação Internacional de Jiu-jitsu Brasileiro, em competições da modalidade, o combate pode terminar de diferentes formas: desistência, interrupção, desclassificação, perda dos sentidos, contagem do placar, decisão do árbitro ou até por sorteio. Apesar dessas possibilidades, todas as formas de encerramento têm como base o mesmo objetivo da modalidade, que é
(A) agredir o oponente.
(B) machucar o adversário.
(C) controlar o oponente.
(D) matar o adversário.
QUESTÃO 4
As lutas, assim como outras práticas corporais, surgem e se transformam de acordo com o contexto social em que estão inseridas. Com base nisso, faça um resumo explicando como o jiu-jitsu surgiu, como evoluiu ao longo do tempo e qual é a sua aplicabilidade nos dias atuais, na forma do jiu-jitsu brasileiro.
Leia o texto abaixo e responda as questões 5 e 6:
Kyra Gracie e Malvino Salvador, em suas redes sociais, ressaltam que o jiu-jítsu pode atuar como um importante recurso de proteção, especialmente em casos de violência doméstica. Eles destacam que aprender a modalidade e suas técnicas de defesa pessoal é essencial para ampliar a segurança e o empoderamento, sobretudo das mulheres. Ainda assim, reforçam a importância de realizar a denúncia, acionando as autoridades para que as medidas legais sejam aplicadas contra o agressor.
QUESTÃO 5
A prática do jiu-jitsu por mulheres, conforme destacado no texto, contribui para
(A) reforçar a ideia de que o esporte deve permanecer restrito ao público masculino.
(B) desestimular denúncias e evitar o contato com autoridades competentes.
(C) fortalecer a autoconfiança feminina e oferecer técnicas úteis de defesa pessoal.
(D) aumentar a violência entre mulheres dentro dos espaços de prática esportiva.
QUESTÃO 6
De acordo com as orientações apresentadas por Kyra Gracie e Malvino Salvador, mesmo que a vítima consiga utilizar técnicas de defesa pessoal do jiu-jítsu em situações de violência doméstica, a principal recomendação é
(A) tentar resolver o conflito conversando posteriormente com o agressor.
(B) intensificar os treinos de jiu-jítsu para se sentir mais empoderada.
(C) denunciar o agressor e acionar as autoridades competentes.
(D) relatar o caso apenas nas redes sociais para viralizar rapidamente.
QUESTÃO 7
O jiu-jitsu pode ser praticado como esporte, para melhorar a saúde e também como defesa pessoal. Apesar disso, ainda existe preconceito em relação à participação das mulheres, pois algumas pessoas acreditam que essa luta “masculiniza” quem a pratica. Qual é a sua opinião sobre as mulheres treinarem jiu-jitsu?
| Autor | Jordana Ferreira |
| Formação | Educação Física |
| Componente Curricular | Educação Física |
| Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Lutas do mundo |
| Habilidade | (GO-EF08EF27) Conhecer e apropriar-se das regras apresentadas por diversas lutas do mundo, reconhecendo essa manifestação corporal como esporte de combate. |
| Referência | MAGALHÃES, Breno Santos Barbosa. Jiu-jitsu como prática pedagógica na Educação Física escolar: uma análise a partir das produções acadêmicas da Educação Física. 2021. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Estadual de Goiás – ESEFFEGO, Goiânia, 2021. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JIU-JÍTSU. CBJJ. Disponível em: https://cbjj.com.br/. Acesso em: 17 nov. 2025. |
