You are currently viewing Língua Portuguesa – NOMES PRÓPRIOS E NOMES COMUNS

Língua Portuguesa – NOMES PRÓPRIOS E NOMES COMUNS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

NOMES PRÓPRIOS E COMUNS

VOCÊS SE LEMBRAM DE ESTUDARMOS O GÊNERO TEXTUAL: LEGENDAS? E COMO ELAS NOS AJUDAM A ENTENDER AS FOTOS? ELAS SÃO PEQUENAS FRASES OU PALAVRAS QUE EXPLICAM QUEM ESTÁ NA IMAGEM E ONDE ELA FOI TIRADA. AS LEGENDAS SÃO MUITO IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE NAS FOTOS ANTIGAS DE UM ÁLBUM DE FAMÍLIA.

QUANDO OLHAMOS PARA AS FOTOGRAFIAS, ENCONTRAMOS DOIS TIPOS DE PALAVRAS ESPECIAIS: OS NOMES PRÓPRIOS E OS NOMES COMUNS. VAMOS DESCOBRIR A DIFERENÇA?

OS NOMES PRÓPRIOS SÃO AQUELES QUE DAMOS A ALGUÉM OU A ALGO PARA TORNÁ-LO ÚNICO E ESPECIAL. PENSEM: NO MUNDO EXISTEM MUITAS “MÃES”, MAS SÓ A SUA SE CHAMA MARIA, ANA OU PATRÍCIA. O NOME PRÓPRIO É O NOME DELA!

OS NOMES PRÓPRIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUE TÊM UMA REGRA MUITO ESPECIAL: ELES SEMPRE COMEÇAM COM LETRA MAIÚSCULA! MESMO NO MEIO DE UMA FRASE, O NOME DE UMA PESSOA, DE UM PAÍS (COMO BRASIL) OU DE UMA CIDADE (COMO GOIÂNIA) COMEÇA COM LETRA MAIÚSCULA.

JÁ OS NOMES COMUNS SÃO AQUELES QUE DAMOS A TODAS AS COISAS, ANIMAIS, LUGARES OU OBJETOS DA MESMA ESPÉCIE, EM GERAL. POR EXEMPLO, A PALAVRA “MENINO” PODE SER USADA PARA FALAR DE QUALQUER MENINO, A PALAVRA “PRAIA” PODE SER USADA PARA FALAR DE QUALQUER PRAIA.

A REGRA É MAIS SIMPLES: ELES SÃO ESCRITOS COM LETRA MINÚSCULA E SÓ COMEÇAM COM LETRA MAIÚSCULA SE ESTIVEREM NO INÍCIO DA FRASE.

VAMOS VER UM EXEMPLO PRÁTICO DE NOMES PRÓPRIOS E COMUNS QUE PODEMOS ENCONTRAR EM LEGENDAS:

ANA E PEDRO SÃO NOMES PRÓPRIOS, E PRAIA É UM NOME COMUM. ASSIM, PERCEBEMOS QUE AS LEGENDAS MISTURAM DIFERENTES TIPOS DE PALAVRAS PARA CONTAR HISTÓRIAS E GUARDAR LEMBRANÇAS.

JÁ NESTA LEGENDA APARECEM AS PALAVRAS JOGO, BASQUETE E ESCOLA QUE SÃO NOMES COMUNS E JOÃO É UM NOME PRÓPRIO.

OBSERVAR AS LEGENDAS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE APRENDER A DIFERENÇA ENTRE NOMES PRÓPRIOS E COMUNS.

Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAG2oOkqMC8/z4YzaHU_rv7iMBfBkLNfTQ/edit?utm_content=DAG2oOkqMC8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >ACESSO EM 23/10/2025.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAG2ofXDhmM/Irl8eOMnj4MzeBLrZGw51g/edit?utm_content=DAG2ofXDhmM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO

Disponíel em: https://youtu.be/_5On7HqnRew

RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 1

COM A AJUDA DA PROFESSORA LEIA O POEMA ABAIXO.

DE ACORDO COM O POEMA TODO MUNDO TEM UM NOME, MAS A TIA DELE SE CHAMA

(A) MARIANA.

(B) RAIMUNDA.

(C) JÚLIA.

(D) ANGELA.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAG2ofXDhmM/Irl8eOMnj4MzeBLrZGw51g/edit?utm_content=DAG2ofXDhmM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 28, out. 2025.

QUESTÃO 2

E O SEU NOME, QUAL É QUE É? VOCÊ CONHECE O SIGNIFICADO DE SEU NOME E SABE POR QUE ELE FOI ESCOLHIDO PARA VOCÊ? PESQUISE COM SUA FAMÍLIA E ESCREVA ABAIXO.

QUESTÃO 3

QUANDO A TIA RAIMUNDA TIRA O SAPATO, O QUE É QUE ELA TEM?

(A) XULÉ.

(B) ROLÉ.

(C) CHULÉ.

(D) SOLÉ.

QUESTÃO 4

RELEIA O POEMA ACIMA E IDENTIFIQUE OS NOMES PRÓPRIOS QUE APARECEM NELE, CIRCULE-OS DE VERDE E DEPOIS RESPONDA.

QUESTÃO 5

TODOS OS NOMES PRÓPRIOS QUE APARECEM NO POEMA ESTÃO ESCRITOS COM LETRA IMPRENSA MAIÚSCULA. COMO SERIA A ESCRITA DELES EM LETRA CURSIVA? ESCREVA-OS ABAIXO.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAG2ofXDhmM/Irl8eOMnj4MzeBLrZGw51g/edit?utm_content=DAG2ofXDhmM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 28, out. 2025.

QUESTÃO 6

OBSERVE O NOME ABAIXO.

TIA

A) ESTE É UM NOME PRÓPRIO OU COMUM? POR QUÊ?

B) VOCÊ CONSEGUE PENSAR E ESCREVER MAIS TRÊS NOMES COMUNS?

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAG2ofXDhmM/Irl8eOMnj4MzeBLrZGw51g/edit?utm_content=DAG2ofXDhmM&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton >Acesso em 28, out. 2025.

HORA DE APRENDER BRINCANDO

Disponível em: https://wordwall.net/resource/14190724

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objeto(s) de Conhecimento:Morfologia:
– Substantivos comuns e próprios.
– Escrita de nomes.
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto:
– Letra maiúscula e minúscula.
– Letras em formato impressa e cursiva.
Estratégias de leitura:
– Localização de informações explícitas em textos.
Habilidades:(GO-EF01LP38) Compreender a função dos nomes próprios e comuns, substantivos, identificando que os substantivos próprios iniciam com letras maiúsculas e os comuns com inicial minúscula.
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Descritores:D5 – Reconhecer as diferentes formas de grafar uma mesma letra ou palavra.
D12 – Ler frases com estrutura sintática simples.
D13 – Localizar informação explícita.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 23/10/2025.

GOIÂNIA. Matriz de Referência da Avaliação Semestral, para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, 2º semestre. SME, 2023. >Acesso em 23/10/2025.

ROCHA, Regina Braz; FRANCISCO, Carla da Silva; AMANCIO, Isabel Pereira. Mundo de Explorações: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.

VAIANO, Roberta et al (ed.). Coleção Desafio: língua portuguesa 1º ano. São Paulo: Moderna, 2021.