Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

CLIMA: DIFERENÇA ENTRE CLIMA E TEMPO
Apesar de parecerem sinônimos, clima e tempo não significam a mesma coisa. Essa diferença é importante para entendermos tanto o que acontece no nosso dia a dia quanto o que caracteriza uma região, como o estado de Goiás.
O tempo meteorológico se refere ao estado momentâneo da atmosfera em um determinado local, em um curto período, como horas, dias ou semanas. Quando dizemos que “vai chover amanhã” ou que “o dia está nublado e ventando”, estamos falando do tempo. Já o clima representa o comportamento médio dessas condições atmosféricas ao longo de muitos anos, geralmente cerca de três décadas. Assim, quando afirmamos que o clima de Goiás é quente e com estações seca e chuvosa bem definidas, estamos nos referindo a um padrão que se repete com frequência ao longo do tempo.
O clima predominante em Goiás é o tropical, com uma estação chuvosa que vai aproximadamente de outubro a março e uma estação seca de abril a setembro. Essa é uma característica climática por descrever o que normalmente acontece em todos os anos.
Para prever o tempo, os meteorologistas estudam diversas variáveis da atmosfera, que também ajudam a entender o clima de uma região. As principais são:

Esses elementos são medidos com instrumentos específicos, como o termômetro (temperatura), o higrômetro (umidade do ar), o anemômetro (velocidade do vento), o barômetro (pressão atmosférica) e o pluviômetro (quantidade de chuva).
Você sabia que é possível simular uma previsão do tempo com observações simples? Podemos, por exemplo, registrar diariamente a temperatura e a presença ou ausência de chuva durante uma semana. Depois, bastaria organizar os dados em uma tabela ou gráfico, analisando quais dias foram mais úmidos ou com maior temperatura. Essa prática ajuda a identificar e medir as variáveis envolvidas na previsão do tempo.
Agora imagine o seguinte: em pleno mês de maio, época normalmente seca em Goiás, o dia amanhece com chuva e ventania. O que aconteceu? Esse tipo de variação é um exemplo de mudança no tempo, e não no clima. Para entender o motivo, podemos observar quais elementos da atmosfera se alteraram: Será que a umidade aumentou? A temperatura diminuiu? O vento ficou mais forte? Essas observações mostram como as variáveis se combinam e influenciam umas às outras.
Existem também as mudanças climáticas globais, que ocorrem quando o comportamento médio do clima em grandes regiões do planeta se altera ao longo de décadas ou séculos. Fenômenos como o aquecimento global, o aumento da temperatura média da Terra e a maior ocorrência de eventos extremos, tais como secas, enchentes, ondas de calor; são exemplos dessas mudanças. Elas se diferenciam das variações naturais do tempo justamente pela duração e escala: o tempo muda em dias, o clima muda em décadas, e as mudanças climáticas globais acontecem ao longo de períodos ainda mais longos e afetam o planeta inteiro.
O estudo do tempo e do clima também ajuda a compreender como eles interferem na vida das pessoas. Agricultores, por exemplo, dependem das previsões do tempo para decidir quando plantar ou colher, planejando também suas atividades com base no clima regional. O turismo, a economia e até a saúde pública também sofrem os efeitos dessas variações: dias secos aumentam o risco de queimadas e problemas respiratórios, enquanto períodos de chuva intensa podem causar alagamentos, e até o aumento de casos de doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
O “mosquito da dengue” se reproduz ativamente em épocas de chuvas, já que o número de criadouros tende a aumentar pelo acúmulo de água parada, aumentando os casos dessas doenças. Esse é um exemplo claro de como o tempo e o clima influenciam diretamente a saúde e o bem-estar das populações.
Em suma, tempo é o que acontece agora, e o clima é o que costuma acontecer em um lugar. O tempo muda em poucas horas e o clima, em décadas. Medir e compreender as variáveis atmosféricas nos ajuda a interpretar o presente e a projetar o futuro, tornando-nos mais conscientes sobre o lugar em que vivemos.
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Em muitas conversas do dia a dia, as pessoas dizem frases como “o clima hoje está chuvoso”. Com base no que você estudou, explique por que essa frase está incorreta e qual seria a forma adequada de se expressar.
QUESTÃO 2
Ao registrar diariamente a temperatura e a presença de chuva durante uma semana, um estudante está
a) calculando a média climática de sua cidade.
b) observando a variação do tempo meteorológico.
c) analisando o relevo e a altitude da região.
d) avaliando a quantidade anual de precipitação.
QUESTÃO 3
Imagine que você é a/o repórter do jornal local. Monte uma mini previsão do tempo para amanhã: invente o nome da cidade, descreva a temperatura, a umidade, o vento e o tipo de céu. Depois, compare com o que realmente aconteceu!

QUESTÃO 4
A variação da temperatura entre o dia e a noite é considerada uma mudança de
a) clima, pois envolve um ciclo completo da Terra.
b) tempo, pois ocorre em poucas horas.
c) relevo, pois depende da altitude local.
d) vegetação, pois altera a umidade do solo.
QUESTÃO 5
Os instrumentos usados para medir temperatura, umidade e vento são, respectivamente
a) barômetro, anemômetro e higrômetro.
b) termômetro, barômetro e pluviômetro.
c) termômetro, higrômetro e anemômetro.
d) higrômetro, termômetro e barômetro.
QUESTÃO 6
O aumento das temperaturas e a falta de chuvas têm contribuído para o surgimento de queimadas no Cerrado. Quais variáveis atmosféricas estão envolvidas nesse processo? Como elas se relacionam com as queimadas?
QUESTÃO 7
A previsão do tempo é feita com base em dados coletados por satélites, radares e estações meteorológicas. Explique por que essas informações são importantes para setores como agricultura, transporte e defesa civil.
QUESTÃO 8
Um período prolongado de seca em Goiás pode causar
a) aumento da umidade relativa e diminuição das queimadas.
b) redução de doenças respiratórias e do risco de incêndios.
c) maior risco de queimadas e de doenças respiratórias.
d) resfriamento constante do ar e aumento da pressão atmosférica.
QUESTÃO 9
Pense em uma mudança recente que você tenha percebido no clima ou no tempo da sua cidade (como calor fora de época, falta de chuva ou ventos fortes). Descreva o que observou e explique, com base no que aprendeu, se se trata de uma variação de tempo ou de clima.
PROPOSTA DE EXPERIMENTO
Materiais:
- Um copo de vidro transparente;
- Água quente (aproximadamente metade do copo);
- Plástico filme (para cobrir o copo);
- Três a quatro cubos de gelo
Passo a passo:
- Coloque a água quente no copo transparente.
- Cubra a parte superior do copo com o plástico filme, vedando bem.
- Coloque os cubos de gelo sobre o plástico.
- Observe atentamente o que acontece dentro do copo por alguns minutos.
A) Registre suas observações por meio de desenho ou anotações.
B) O que esse experimento nos mostra sobre condensação e formação da chuva?
C) Como a mudança de temperatura influencia o comportamento da água no ar?
| Autoria: | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia | 
| Formação: | Ciências Biológicas | 
| Componente Curricular: | Ciências da Natureza | 
| Objeto(s) de conhecimento: | Clima: Diferença entre clima e tempo | 
| Habilidades: | (EF08CI14-A) Reconhecer a diferença entre clima e tempo, observando essa diferença no estado de Goiás. (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas. | 
| Referências: | BRASIL. Qual a diferença entre previsão de tempo e previsão de clima? Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em https://www.gov.br/inpe/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/principais-produtos-e-servicos-do-inpe/previsao-de-tempo-e-clima/qual-a-diferenca-entre-previsao. Acesso em 29/10/2025. ______. O que é Zona de Convergência do Atlântico Sul? Entenda agora! Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em https://portal.inmet.gov.br/noticias/zona-de-convergencia-do-atlantico-sul-zcas. Acesso em 30 out. 2025. BORGES, Edjalma. Entenda porque os casos de dengue aumentam no verão. Ministério da Saúde. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/entenda-porque-os-casos-de-dengue-aumentam-no-verao. Acesso em 30 out. 2025. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. Acesso em 29 out. 2025. CLIMATEMPO. ASAS se intensifica sobre o Brasil. Terra. Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/asas-se-intensifica-sobre-o-brasil,ae48cbcd8b5e87eeac36c22444e8f0c0cvrxnv2h.html?utm_source=clipboard. Acesso em 30 out. 2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 29 out. 2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 29 out. 2025. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 89º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. Acesso em 29 out. 2025. REDAÇÃO. Entenda a diferença entre clima e tempo. Climatempo. Disponível em https://www.climatempo.com.br/noticia/2021/12/01/entenda-a-diferenca-entre-clima-e-tempo-3130. Acesso em 29 out. 2025. REDAÇÃO National Geographic Brasil. Qual é a diferença entre tempo e clima? National Geographic Brasil. Disponível em https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2024/03/qual-e-a-diferenca-entre-tempo-e-clima. Acesso em 29 out. 2025. | 

