ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Imagem criada no canva.com
Elementos do Conto: Entendendo a História com “O Corvo”
O conto é uma narrativa curta, mas intensa, que envolve personagens, enredo, tempo, espaço e tema. Para entender como cada elemento funciona, podemos analisar o trecho adaptado de “O Corvo”:
O Corvo

Em uma noite sombria, um homem se encontra sozinho em seu quarto, quando uma batida inesperada na porta interrompe seu silêncio. Ao abrir, depara-se com um corvo estranho, cuja presença impõe uma sensação de mistério. O pássaro, imóvel e observador, parece falar com ele, despertando medo, curiosidade e uma profunda tristeza. Enquanto suas lembranças se voltam para a amada que se foi, cada palavra do corvo — sempre a mesma: ‘Nunca mais’ — ecoa no quarto, deixando o homem inquieto e ciente de que algo irreversível se anuncia.

Quem realiza as ações na história, pode ser humano, animal ou objeto personificado. O personagem principal é o homem sozinho, cujo medo, curiosidade e tristeza conduzem a narrativa. Observamos também a presença simbólica do corvo, que, embora não seja humano, influencia diretamente os sentimentos e ações do protagonista.

O enredo é a sequência de acontecimentos que compõe a história. No trecho, temos a introdução do mistério — a batida na porta —, o desenvolvimento — o encontro com o corvo e as emoções despertadas —, e uma tensão crescente que nos prepara para o clímax do conto.

Onde a história acontece; pode influenciar o clima e a ação. O espaço é o quarto do homem, um ambiente fechado que intensifica a sensação de isolamento e medo.

Quando a história acontece; pode ser cronológico, histórico ou simbólico.O tempo é indicado pela “noite sombria”, que cria um clima de suspense.

Assunto central ou ideia principal que a história transmite. O tema central do conto envolve a perda, a dor e o medo do inevitável. A repetição da palavra “Nunca mais” reforça a ideia de que certas experiências ou perdas são permanentes e inevitáveis.

Como a história é contada, o tipo de palavras e construções usadas para criar clima, emoção ou ritmo. A linguagem do conto cria atmosfera e emoção. Palavras como “sombria”, “estranho” e “profunda tristeza” ajudam a construir o clima de mistério e suspense. A narrativa é descritiva e psicológica, mostrando não apenas o que acontece, mas como o personagem sente.Ao analisar os elementos do conto, percebemos que cada detalhe — personagem, enredo, espaço, tempo e tema — funciona em harmonia para criar uma experiência intensa e memorável, mesmo em poucas linhas. O Corvo é um exemplo perfeito de como o conto consegue envolver o leitor rapidamente, despertando emoção e reflexão.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESTE ASSUNTO
Disponível em: https://youtu.be/A01C09aEJLc
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Leia o trecho adaptado do conto “O Corvo” abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Em uma noite sombria, um homem se encontra sozinho em seu quarto, quando uma batida inesperada na porta interrompe seu silêncio. Ao abrir, depara-se com um corvo estranho, cuja presença impõe uma sensação de mistério. O pássaro, imóvel e observador, parece falar com ele, despertando medo, curiosidade e uma profunda tristeza. Enquanto suas lembranças se voltam para a amada que se foi, cada palavra do corvo — sempre a mesma: ‘Nunca mais’ — ecoa no quarto, deixando o homem inquieto e ciente de que algo irreversível se anuncia.

QUESTÃO 01
O protagonista do trecho acima é
(A) o corvo muito assustado.
(B) o homem sozinho no quarto.
(C) a amada do homem sozinho.
(D) a noite sombria e assustadora.
QUESTÃO 02
O conflito principal da história é que
(A) o corvo quer sair do quarto de qualquer maneira.
(B) o homem luta com suas emoções de perda e medo.
(C) a amada desapareceu numa noite escura e sombria.
(D) a batida na porta assusta o corvo que foge do homem.
QUESTÃO 03
Complete a frase:
O narrador se sente ________ ao lembrar de sua amada que se foi.
QUESTÃO 04
Marque Verdadeiro ou Falso nas afirmações a seguir:
( ) O cenário do conto é importante porque ajuda a criar a atmosfera de mistério e tristeza.
( ) O corvo simboliza apenas um pássaro comum, sem relação com os sentimentos do narrador.
( ) O uso da noite e da solidão intensifica a sensação de melancolia e desespero.
( ) A repetição da palavra ‘Nunca mais’ não tem efeito sobre a tensão ou o suspense da narrativa.
| Autoria | Professora Dra. Sueidy Lourencio |
| Formação | Letras – Português/ Inglês Doutorado em Educação |
| Componente Curricular | Língua Portuguesa |
| Descritor | D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
| Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Apreciação estética/estilo: Apreciação de textos do campo artístico-literário |
| Habilidades | (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
| Referências | BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise: das origens orientais ao Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Quíron/Global, 1982. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil teoria & prática. 11. ed. São Paulo, Ática, 1991. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. |
